Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

MEI e o financiamento de carro: confira as vantagens que o empreendedor pode obter

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

12 de novembro de 2019 – O empreendedorismo tem sido uma opção que muitos brasileiros têm encontrado para obter renda, face ao grande desemprego que já atinge mais de 12 milhões de brasileiros. Nesse sentido, para quem é um Microempreendedor Individual (MEI) e, por sua vez, deseja adquirir um carro para ajudar nos negócios, há uma possibilidade interessante de bom desconto na aquisição, com isenção do ICMS.

Vale ressaltar que, para tal (obtenção do desconto), o veículo precisa ser utilizado na operação do negócio; ou seja, para fins comerciais e de prestação de serviços.

Dessa forma, não será possível se utilizar de condições diferenciadas no preço final do automóvel, para se beneficiar com algum tipo de transação. Conheça um pouco mais dessa opção.

Financiar um carro como MEI é mais uma vantagem para quem quer empreender
Financiar um carro como MEI é mais uma vantagem para quem quer empreender

Financiamento de veículos para MEI

Os descontos para o empreendedor podem chegar a 30% no financiamento de um carro. Entretanto, é preciso que o MEI esteja em situação regular, já que a empresa financiadora exigirá todos os documentos necessário e, também, fará uma pesquisa em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Além disso, é preciso ressaltar que os veículos utilitários, muito usados em transporte de mercadoria, são os que possuem os maiores descontos.

Dessa forma, caminhonetes e pick-ups possuem negociações e programas de incentivo mais atraentes, com mais vantagens.

Mas isso não quer dizer que não haja boas opções de financiamento para outros modelos. Certamente, é recomendável pesquisar.

Veja ainda:

Entenda como atualizar boletos do Banco do Brasil

Veículo ficará em nome da empresa

O veículo ficará atrelado à própria empresa e, portanto, tributos como o IPVA e eventuais multas também.

Outro ponto a ressaltar, diz respeito à inadimplência. Caso ela ocorra e o MEI não consiga quitar e equalizar os débitos, o veículo pode vir a ser penhorado.

Pontos a destacar:

  1. O benefício só é concedido para compra de carro zero;
  2. Caso seja realizada na modalidade compra direta, o prazo de entrega pode ser mais longo, em alguns casos pode passar de 50 dias;
  3. Será necessário permanecer com o automóvel no nome da empresa por pelo menos 180 dias; no caso de descumprimento do prazo a isenção do ICMS deverá ser devolvida;
  4. O faturamento e expedição é feito diretamente com a fábrica.

Onde procurar

Trata-se de um Programa Especial de negociação direta do cliente com a fábrica de automóvel.

Por isso, a compra solicitada é faturada e expedida a partir de um setor conhecido nas concessionárias como Vendas Diretas.

Empréstimos e Financiamentos para MEI com as principais instituições financeiras

Algumas instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), possuem ações de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

As linhas de financiamentos para MEI, disponibilizadas por essas instituições, são direcionadas a:

  • comprar matéria prima;
  • modernizar a linha de produção;
  • ampliar o capital de giro;
  • reformas e ampliações;
  • aquisição de máquinas e equipamentos;
  • aquisição de softwares de gestão.

Além disso, alguns bancos possuem uma linha de crédito específica, de acordo com o seu modelo de negócio. Ou seja, se a empresa trabalha com um produto ou serviço sazonal, que depende de um período do ano específico para vender, as condições de pagamento tendem a ser adaptadas.

Entretanto, existem diferenças entre as taxas cobradas, condições e exigências entre os bancos.

Por isso, pesquisar bem é muito importante para que você saiba tudo sobre as linhas de financiamento e empréstimo que cada banco tem a oferecer.

Veia ainda:

Empréstimo P2P tende a revolucionar o crédito para micro e pequenas empresas; confira

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!