Dá pra conseguir financiamento com Serasa Score baixo? Entenda

0
127
É possível conseguir um financiamento mesmo com Serasa Score baixo? Entenda. Foto: reprodução

Serasa Score – O score é uma pontuação do Serasa que qualifica o comportamento dos consumidores como bons ou maus pagadores. Essa pontuação pode interferir diretamente na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Quando o score é baixo, é muito difícil que o consumidor consiga um financiamento. Entretanto, não é impossível. Entenda como.

Como descobrir pontuação do Serasa Score

É possível conseguir um financiamento mesmo com Serasa Score baixo? Entenda
É possível conseguir um financiamento mesmo com Serasa Score baixo? Entenda

Para consultar e descobrir qual a pontuação do score, o consumidor deve acessar o site do Serasa Consumidor e fazer um cadastro que exige o número do CPF e outros dados pessoais.

Após o cadastro, o sistema revela a pontuação. No site também é possível verificar se há débitos vencidos em seu nome.

Leia também: Colocar CPF na Nota Fiscal aumenta o Serasa Score? confira agora

A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1.000. Quanto maior, menor o risco de você ficar inadimplente e de conseguir crédito no mercado. Os pontos são classificados da seguinte maneira:

  • 0 a 300 – risco alto de não quitar a dívida em 12 meses;
  • 301 a 700 – risco médio de não pagar a dívida em 12 meses;
  • 701 a 1000 – risco é baixo de não quitar a dívida em 12 meses.

Como o score baixo interfere na hora de solicitar um financiamento

De acordo com o Serasa, conseguir um financiamento com o score baixo é difícil, mas não impossível. Isso porque a decisão de conceder o crédito é sempre da empresa para quem o consumidor pediu.

No entanto, o Serasa não interfere nessa decisão, pois cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para fazer negócios. Além disso, as empresas também podem usar outras informações na análise de crédito, como o seu bom relacionamento com elas.

Leia também: Entenda como aumentar o Serasa Score depois de limpar o nome

Antes de mais nada, vale ressaltar que para ter um financiamento aprovado, são vários os critérios analisados, como renda, CPF, pagamentos em dia etc. Ter um bom score é mais um dos itens a serem analisados.

Como melhorar pontuação do Serasa Score

Antes de concederem o crédito, as empresas e os bancos sempre consultam o score do consumidor, para ter certeza que o financiamento concedido será pago. O Score é calculado de acordo com o histórico de crédito com o mercado, dados de negativação e cadastro positivo, por exemplo.

Dados revelam que é importante ter ao menos 600 pontos de score para ter alguma chance de conseguir financiamento. Caso sua pontuação esteja menor, saiba como melhorá-la no sentido de aumentar a pontuação:

Leia também: Score fornecido pelo Serasa e SPC será usado no Cadastro Positivo? Entenda

  • Abra o Cadastro Positivo: ele é um histórico de pagamentos e serve para mostrar para o mercado que você paga suas contas em dia;
  • Atualize os dados cadastrais: mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados. Assim, não haverá divergência entre os dados consultados pelo banco, loja ou financeira e os que você vai apresentar, quando pedir crédito;
  • Tenha contas em seu nome: é preciso mostrar que você tem o hábito de bom pagador. Por isso é importante ter contas (água, luz, gás, cartão, financiamento, consórcio, crédito pessoal) no seu nome e pagá-las sempre em dia.

A pontuação do Serasa Score pode ser aumentada e, consequentemente, suas chances de conseguir um financiamento também.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here