Consumidor pode excluir consultas do CPF no SPC e Serasa; confira agora!

0
441
É possível excluir as consultas do seu CPF do SPC e Serasa? Entenda. Foto: reprodução
É possível excluir as consultas do seu CPF do SPC e Serasa? Entenda. Foto: reprodução

SPC/Serasa – Em muitos estabelecimentos comerciais do país, é cada vez mais recorrente a prática no pedido de cadastro ao consumidor. Normalmente, são solicitadas informações como: telefone, e-mail, endereço e o CPF. Entretanto, cada vez que o CPF é consultado, ele fica registrado no SPC/Serasa, além do Boa Vista (SCPC); o que pode trazer impedimentos na hora da compra. Entenda o porquê.

Como funciona a consulta ao CPF no SPC/Serasa?

É possível excluir as consultas do seu CPF do SPC/Serasa? Entenda. Foto: reprodução
É possível excluir as consultas do seu CPF do SPC/Serasa? Entenda. Foto: reprodução

Grande parte das lojas não justifica a necessidade do cadastro e acabam insistindo para que o consumidor o faça. Entretanto, o consumidor deve ficar atento, pois a cada vez que o CPF é consultado para uma liberação de crédito, por exemplo, ele passa a fazer parte de um banco de dados do SPC/Serasa.

Entenda como funciona: toda vez que o consumidor solicita algum crédito e tem ou não o pedido negado, a consulta ao CPF nos órgãos de proteção ao crédito como SPC/Serasa, fica registrada. E o logista parceiro desses órgãos poderá consultar como critério para dar ou negar crédito.

Veja ainda:

Dessa maneira, toda vez que o consumidor voltar a comprar a crédito, mediante consulta ao CPF, correrá o risco da compra ser negada. Isso por causa dos arquivos que assinalam consultas anteriores em outros locais no comércio.

As várias consultas, aprovando ou não o crédito, dão ao vendedor a impressão de que aquele comprador já tomou muito crédito na praça e está correndo risco de ficar inadimplente, não honrando seus compromissos. E são vários pontos de comércio que se valem desse indicador.

O consumidor, portanto, pode estar sendo penalizado por ter várias consultas em seu nome. Consequentemente, sua pontuação para conseguir crédito também abaixará.

Como excluir as consultas do CPF no Serasa e SPC

Antes para se excluir as consultas ao SPC, era necessário acessar a página oficial do SPC Brasil, no menu “Canais de Contato”.

Agora porém, a única forma do consumidor conseguir apagar as consultas realizadas no seu CPF, é indo pessoalmente a uma agência do Serasa, munido com CPF e documento de identidade (para segurança do próprio consumidor). E ali uma análise do quadro será realizada.

Importante dizer também que no prazo de três meses todas as consultas feitas no CPF são apagadas automaticamente. Então em noventa dias todas as informações sobre consultas saem da base dos órgãos de proteção.

Contudo, pode acontecer do consumidor precisar usar o seu crédito antes disso e não conseguir por estar com muitas consultas registradas no seu CPF. A solução portanto, como dito antes, é procurar uma agência do Serasa/SPC pessoalmente e fazer a solicitação no local.

Nos municípios que não contarem com um ponto de atendimento dessas empresas de proteção ao crédito, o interessado deve se dirigir à CDL ( Câmara dos Diretores Logistas) para solicitar a intermediação.

Leia também:

A exclusão das consultas favorece a pontuação de crédito

A exclusão das consultas, por si só, não aumenta o score de crédito imediatamente. Mas  ela pode, no médio prazo, favorecer na pontuação. Além disso, o consumidor evitará que as demais empresas que consultarem o seu CPF  saibam  em quais locais  se  tentou obter crédito ou algum produto e/ou serviço financeiro.

Exclusão de consultas não se confunde com Exclusão de registros

Sublinhamos  que existe uma diferença entre exclusão de consultas, que tratamos em toda esta matéria e a  exclusão de registros.

A exclusão de registro de CPF acontece apenas quando a dívida é paga. E o  consumidor que está com o CPF negativado, não tem como excluir essa anotação do  registro no Serasa.

Ele  deve efetuar  o pagamento da dívida junto ao credor e este ( o Credor)  terá o prazo de 5 dias para excluir a dívida dos registros.

Portanto, salientamos, que o SPC não faz exclusão de registros. Isso quem efetua é o credor da dívida, pois é ele quem solicita o registro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here