SPC/Serasa: veja como consultar o Cadastro Positivo e por que ele é útil

0
89
SPC/Serasa: veja como consultar o Cadastro Positivo e por que ele é útil

03 de janeiro – Muitas pessoas se perguntam como consultar o Cadastro Positivo, o funcionamento e também como isso afeta quem está negativado no SPC/Serasa. Afinal, pouco se é falado sobre esse “currículo financeiro”.

Apenas com o número do CPF de um consumidor, as empresas podem descobrir informações sobre seus hábitos de consumidor, já que este sistema funciona como um histórico financeiro.

No Cadastro Positivo, constam dados relativos a parcelamentos, comportamento de compra e de pagamentos, solicitação de empréstimos, e eventuais restrições no SPC/Serasa.

Assim, é gerada uma pontuação para o consumidor, o chamado score, que pode facilitar ou atrapalhar não na hora da aprovação de um empréstimo ou solicitação de um produto financeiro, como um cartão de crédito, por exemplo.

Leia mais:

No programa de Cadastro Positivo, constam dados do CPF relativos à parcelamentos, empréstimos, financiamentos, restrições ao SPC/Serasa, além do comportamento de compra
SPC/Serasa: veja como consultar o CPF no Cadastro Positivo e por que ele é útil

Como consultar seu Cadastro Positivo

No próprio site do Serasa, dentro da seção de Cadastro Positivo, o consumidor cadastrado poderá consultar as informações relacionadas ao seu CPF.

Entretanto, caso apareça algum erro ou dúvida, o cliente pode recorrer ao suporte oferecido no site para o esclarecimento.

Também é possível fazer a consultar de seus pontos no score.

Além disso, o consumidor pode solicitar sua saída da plataforma, caso deseje. Assim, o número de cadastro de pessoa física é removido dos canais de atendimento de órgãos de proteção ao crédito, como SPC/Serasa.

Contudo, vale a ressalva de que o processo pode levar até dois dias úteis

O que diz a nova lei sobre o Cadastro Positivo

A lei 12.414/2011 a partir de 09 de julho de 2019 tornou a inclusão no Cadastro Positivo automática, para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como energia e água.

O sistema já é adotado com sucesso em mais de 70 países.

O consumidor agora passa a possuir uma nota de crédito bem mais completa, já que o sistema inclui mais fontes, que enviarão as informações dos seus hábitos e comportamento de consumo.

Além disso, somente a pontuação de crédito (score) estará disponível ao mercado para análise do perfil de crédito; isso, a menos que você autorize a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito.

Empresas dos segmentos de comércio, serviços, bancos e financeiras, com o acesso ao Cadastro Positivo, poderão oferecer melhores condições a quem é bom pagador e não costuma estar no SPC/Serasa.

Ou seja, condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.

Leia mais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here