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SPC/Serasa: descubra os limites da cobrança, o que pode e o que não pode

SPC/Serasa– Quando se tem o nome negativado, é fato normal o consumidor ser abordado pela empresa credora. A cobrança é um direito. Entretanto existem determinados limites, que precisam ser observados. Há regras claras sobre o que pode e o que não pode na cobrança de quem tem o nome negativado. Saiba mais sobre esses direitos.

Saiba mais:SPC/Serasa:5 coisas que fazem seu score de crédito diminuir.

As regras do que pode e o que não pode na cobrança de quem tem o nome no SPC/Serasa?

Veja ainda:

O que pode e não pode na cobrança de quem tem o nome no SPC/Serasa
O que pode e não pode na cobrança de quem tem o nome no SPC/Serasa

Toda empresa tem um conjunto de diretrizes de cobrança. Isso vai variar conforme o perfil de cada uma. Esse processo pode e deve acontecer de forma precisa, com o máximo de eficiência e confiabilidade.

Saiba mais:Negativado no SPC e Serasa por empresa que foi à falência. E agora?

Certamente, a empresa credora quer receber e tem esse direito de fato, como já mencionado.

Contudo, existem limites de como essa cobrança deve ocorrer. Em outras palavras, há coisas que os credores são livres para fazer e outras tantas que não podem.

O que é permitido nas ações de cobrança?

As medidas que são permitidas ao se fazer uma cobrança a um consumidor são:

  • Registrar o nome da pessoa devedora junto aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SCPC e Serasa;
  • Envio por correio e afins, de cartas de cobrança;
  • Efetuar ligações telefônicas para avisar o consumidor acerca da inadimplência e cobrar o valor devido;
  • Entrar com ação para cobrar a dívida na Justiça.

O que não é permitido nas medidas de cobrança do devedor?

Uma empresa NÃO pode fazer as seguintes ações, na abordagem de cobrança a um devedor:

  • A cobrança JAMAIS pode ser feita no ambiente de trabalho do devedor; a exceção se aplica se ela for feita no celular da pessoa. Porém não se pode ligar na empresa onde ele trabalha;
  • Não é permitido conversar com familiares, amigos ou vizinhos sobre a dívida de alguém;
  • A cobrança não pode ser realizada no horário de repouso do indivíduo. Ou seja, à noite, nos finais de semana e nem feriados;
  • Ligar excessivamente, várias vezes ao dia;
  • Ameaçar e/ou coagir ou constranger fisicamente ou moralmente;
  • Afirmar, de forma incorreta, que o nome da pessoa ficará sempre sujo.

Todas essas regras constam no Código de Defesa do Consumidor.

Conhecer os direitos de quem tem o nome negativado

Ainda que uma pessoa esteja negativada, ela possui sim uma série de direitos. O credor pode perfeitamente cobrar, para receber o valor devido. Entretanto, é necessário respeitar as regras específicas para tal.

Saiba mais:Conheça 3 opções de empréstimo para quem é negativado no SPC/Serasa.

Caso haja alguma medida abusiva e insistente por parte da empresa, pode-se ir a uma delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência, ou mesmo procurar pelo Procon  da cidade.

Em síntese, o consumidor que for molestado em seus direitos, pode até acionar à Justiça buscando reparação por dano moral.

Redação (D)
Diário Prime News não tem vínculo com nenhum banco ou instituição financeira. O objetivo do nosso blog é oferecer aos nossos leitores informações úteis, de qualidade e verídicas. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail carlosolv2018@gmail.comSe preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

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