SPC Brasil libera consulta de empresas ao Cadastro Positivo dos consumidores

0
206
SPC Brasil libera consulta de empresas ao Cadastro Positivo dos consumidores

17 de janeiro – A abertura do Cadastro Positivo já vem sendo notificada aos consumidores. Segundo informações do SPC, a princípio a comunicação vai estar focada em consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras.

Nesta primeira fase cerca de 120 milhões de pessoas devem ser avisadas por meio de e-mail, SMS ou correspondência física contendo as devidas informações sobre a inclusão automática de seus dados.

De acordo com o SPC Brasil, a previsão é que, assim como em outros países, a iniciativa da abertura se expanda e baratei a solicitação de crédito.

Leia ainda:

Já consultou seu score de crédito hoje? Serasa realizou pesquisa sobre o tema; saiba mais

SPC Brasil libera consulta de empresas ao Cadastro Positivo
SPC Brasil libera consulta de empresas ao Cadastro Positivo

Como funcionará o Cadastro Positivo através do site do SPC

Na quarta-feira (15), o SPC Brasil liberou o banco de dados e entrou em operação. Desse modo, o birô de crédito disponibilizará ao mercado acesso aos dados dos clientes.

Além disso, na notificação sobre abertura do Cadastro Positivo, o consumidor recebe uma mensagem com direcionamento para o site: www.brasilnopositivo.com.br, mantido pela ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito).

A partir do site, o consumidor poderá acessar a página do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) para entender o funcionamento do Cadastro Positivo e acompanhar seu score de crédito (pontuação utilizada por credores para concessão de crédito) após preenchimento de login e senha.

O que significa que instituições financeiras, comerciantes e outras empresas que trabalham com concessão de crédito também poderão realizar a consulta ao sistema do Cadastro Positivo.

Tipos de informações que poderão ser consultadas pelo SPC

Segundo o SPC, no primeiro momento da abertura do Cadastro Positivo, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações.

Assim, o score de crédito, índice de pontualidade de pagamento, índices de consultas que o CPF do consumidor tem por cada tipo de seguimento de empresas e o índice de comportamento de gastos, poderão ser consultados.

Além disso, a empresa credora também deverá ter a possibilidade de acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros, que são assumidos pelo consumidor.

Ademais, valores e datas de pagamentos de faturas de cartão de crédito, crediário e financiamentos em empréstimos são alguns que poderão ser consultados.

Avaliação do Serviço de Proteção ao Crédito

Segundo Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil o Cadastro Positivo beneficia tanto o consumidor quanto os empresários.

“[…] Com o Cadastro Positivo, o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos. E não apenas pelas restrições pontuais existentes em seu nome.”, afirma Pellizzaro Junior.

Entretanto vale aqui a ressalva, de que alguns especialistas entendem que tal inclusão no Cadastro pode trazer impactos negativados para alguns consumidores. Pessoas com dívidas ou em fase de negociação, por exemplo, poderiam ser as mais afetadas.

Leia ainda:

Três razões para nunca atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito Nubank

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here