SPC: 1 em cada 10 brasileiros conseguirá quitar dívidas de início de ano

0
31
SPC: 1 em cada 10 brasileiros conseguirá quitar dívidas de início de ano
SPC: 1 em cada 10 brasileiros conseguirá quitar dívidas de início de ano

10 de janeiro de 2020 – Após as festividades de fim de ano a preocupação de muitos brasileiros é lidarem com as despesas sazonais do mês de janeiro, tais como compra de material escolar, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e outras, é o que aponta a pesquisa realizada pelo SPC Brasil e a CNDL.

Apenas 11% dos consumidores estão em condições de quitar as despesas sazonais, sem a necessidade de economizar ou fazer uma reserva financeira no decorrer do ano. No entanto, o SPC ainda aponta que 22% não se planejaram para quitar as despesas deste ano. Portanto continua a carência de educação financeira para se manter o controle financeiro para ter uma vida mais estável.

Leia ainda:Bolsa Família: beneficiários já podem se programar para primeiro recebimento

SPC: 1 em cada 10 brasileiros conseguirá quitar dívidas de início de ano
SPC: 1 em cada 10 brasileiros conseguirá quitar dívidas de início de ano

SPC: boa parte dos entrevistados economizaram para quitar despesas em 2020

Ainda de acordo com o SPC, o consumidor que optou por parcelar as compras natalinas, só terminará de pagar as prestações no mês de abril, o que indica um orçamento comprometido para além do primeiro trimestre de 2020.

Contudo, cerca de 26% dos entrevistados economizaram nas festas e compras de natal para conseguirem quitar as despesas de início de ano. Por outro lado, apenas 21% optaram por poupar uma parte do 13° salário para pagar as despesas.

Contudo, 17% fizeram uma reserva ao longo de 2019 para cobrir gastos futuros. Outros 14% começaram a fazer algum tipo bico para ter renda extra.

“O recomendável é que o consumidor já tenha traçado no final do ano passado um planejamento das suas despesas sazonais, separando mensalmente uma quantia para essa finalidade. Mas quem ainda não teve tempo ou nem pensou nisso, precisa agilizar a organização para não passar sufoco e manter a disciplina para que as prestações não desajustem o orçamento”, pontua Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

IPTU/IPVA: pagar à vista ou parcelado? Especialistas do SPC fornecem dicas

Para os brasileiros que pretendem quitar as despesas de IPTU e IPVA o quanto antes, os especialistas do SPC fornecem algumas dicas:

  • Pague sempre à vista. No entanto, o recomendável é ter uma reserva feita especialmente para esse tipo de gasto.
  • Porém, se o consumidor for organizado e caso pretenda avaliar se o desconto no pagamento único é vantajoso ao invés do parcelamento, é necessário fazer um cálculo criterioso.
  • Contudo, se não tiver dinheiro guardado, o recomendável é pagar a prazo e iniciar um planejamento para quitar as despesas sem comprometer o orçamento.

Leia ainda:Cartão de crédito corporativo: Santander e BB oferecem produto com benefícios

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here