Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Serasa altera nota do score e mostra números diferentes para consumidor e empresas

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

18 de janeiro – O site Seu Crédito Digital realizou uma pesquisa na qual mostra que o Serasa Score mostra notas diferentes para o você e outra para bancos e financeiras.

No Brasil existem 4 birôs de crédito que estão autorizados a liberar dados. Porém, cada uma das empresas utiliza critérios diferentes para realizar o cálculo da nota de crédito do consumidor (score). Na teoria, o score de crédito que é mostrado ao consumidor deveria ser igual ao que aparece para as empresas quando são consultadas.

Porém, segundo matéria publicada pelo Seu Crédito Digital, a Serasa Experian está mostrando dados diferentes tanto para empresas quanto para o consumidor. Assim, existe uma enorme diferença entre os dados que são divulgados para ambos interessados.

Leia ainda: Consumidor corre risco de vazamento de informações com o Cadastro Positivo?

Serasa altera nota do score e mostra números diferentes para consumidor e empresas
Serasa altera nota do score e mostra números diferentes para consumidor e empresas

Diferença nos dados divulgados pelo Serasa pode prejudicar concessão de crédito

Na consulta que foi realizada pelo site, Seu Crédito Digital, para comprovar a prática da Serasa Experian, foi possível constatar que a diferença entre a margem de pontuação é de ao menos 100 pontos.

Um dos casos chegou a apresentar diferença de 562 pontos. O que pode prejudicar a concessão de crédito caso o cliente solicite a uma financeira ou banco.

Contudo, o Serasa não soltou nenhum comunicado a respeito dos resultados da pesquisa e sobre as diferenças nos dados divulgados.

Maioria dos consumidores entende o que é o Score e Cadastro Positivo

De acordo com a Serasa Experian, 88% dos consumidores entendem sobre a funcionalidade do Score de crédito principalmente no que diz respeito ao acesso a financiamentos.

Além disso, o levantamento foi realizado em todo o país, ouviu cerca de 1,5 mil pessoas que já ouviram falar sobre esse modelo, que auxilia na decisão sobre a concessão de um crédito.

Então, na amostra representativa da população, 94%, do total de 1,5 mil consumidores disseram acreditar que a inscrição no Cadastro Positivo vai contribuir para o aumento do score. 80% dos entrevistados afirmaram que já fizeram o uso ou conhecem esse sistema.

Então, desde dezembro de 2019, a Serasa começou a fazer a incorporação de uma versão do score de crédito, dentro do Cadastro Positivo.

A decisão foi tomada por oferecer uma maior visibilidade do histórico de crédito do consumidor.

Confira como aumentar o score

Para conseguir subir a pontuação no score do cadastro positivo da Serasa Experian, o consumidor primeiramente deve ter o nome limpo, ou seja, não pode possuir nenhuma dívida ou conta em aberto que foi protestada. Além disso, a realização do pagamento de contas em dia. Isso inclui contas de água, luz, telefonia e internet, assim, com tudo em ordem, a nota aumenta.

O que é a Serasa Experian?

A Serasa Experian está presente no Brasil há mais de 50 anos. Ela é uma marca brasileira de análises de serviços de informação e também é considerada a maior base de dados da América Latina.

Além disso, é na Serasa Experian que o consumidor pode obter apoio sobre crédito e soluções para gestão de risco, marketing e certificação digital, por ser referência mundial em serviços de informação.

Portanto, ela apoia empresas, empreendedores consumidores nas suas decisões sobre o mercado. Assim, conseguindo ampliar as oportunidades para pessoas e empresas. O cadastro positivo está incluso no Serasa Consumidor.

Veja ainda: SPC: brasileiros pretendem gastar em média R$ 321,57 no Réveillon

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!