Recebeu a carta comunicado do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

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SPC e Serasa – Os órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa têm a obrigação legal de comunicar previamente, por escrito, o registro do nome do consumidor inadimplente em seus bancos de dados. A Carta Comunicado do SPC e Serasa é enviada por Correios, para a pessoa que está prestes a ser negativada. O que fazer após recebê-la?

Falta de comunicação pode gerar indenização

Recebeu a carta comunicado do SPC e Serasa? Saiba o que fazer
Recebeu a carta comunicado do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

Primeiro, importante dizer que a falta de comunicação é um ato irregular. Pode até  gerar direito à indenização ao consumidor, que não foi informado previamente da inclusão de seu nome no SPC e Serasa.

O Superior Tribunal de Justiça já decidiu diversas ações indenizatórias em favor de pessoas, que comprovaram o seu prejuízo.

Mas ao receber a carta de notificação se deve ficar sempre atento à data da postagem. Pois o consumidor tem até 10 dias, para regularizar a dívida e evitar a negativação.

Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade da carta, a recomendação é entrar em contato com o SPC e Serasa.

Veja também: Negativado no SPC e Serasa pode ter o nome incluído no Cadastro Positivo? Saiba mais

O que consta na carta comunicado do SPC e Serasa?

Modelo de carta comunicado do SPC e Serasa
Modelo de carta comunicado do SPC e Serasa

Na carta comunicado do SPC e Serasa o consumidor poderá ter acesso aos dados da empresa credora, tais como: nome, CNPJ, telefone de contato, endereço e o valor inicial do débito.

Com esses dados, portanto, é possível  ligar ou ir até a empresa para obter outras informações.

Assim, de posse dessas informações, o consumidor poderá conseguir negociar com o credor uma forma de pagamento. Evitando, desse modo, a negativação do nome no SPC e Serasa.

O nome já foi negativado

Mas caso passe os dez dias e o nome já tenha sido negativado, o consumidor continua tendo direitos. Um deles é, após acordo com o credor, logo na primeira parcela da dívida paga, ter seu nome limpo.

Após receber o pagamento, a empresa terá até 5 dias úteis para solicitar a exclusão do nome do consumidor, do banco de dados do SPC e Serasa.

Veja também: Consumidor com dívida não pode ser negativado no SPC/Serasa sem notificação prévia

Portanto, assim que a Serasa for informada sobre o pagamento, a dívida sairá da base em até 24 horas.

Cuidado com falsos e-mails

Fique atento aos e-mails falsos que circulam na internet comunicando sobre possíveis notificações ou verificações de pendências financeiras em nome da Serasa. Para checar a veracidade da mensagem, fique atento aos seguintes itens:

  • A mensagem oferece serviços, produtos ou negociações com preços convidativos ou duvidosos?
  • Você tem dívida(s) ou algum tipo de relacionamento com o credor mencionado na mensagem?
  • Solicita ou orienta a clicar em algum link ou baixar algum arquivo?
  • A mensagem tem erros na grafia das palavras?

Caso a resposta a algum destes itens for verdadeira, você provavelmente recebeu um e-mail falso com intenção de fraude.

Uma característica marcante deste tipo de ação  é conter, no corpo do e-mail, arquivos anexados ou links que direcionem você para um endereço suspeito. Portanto, não clique sobre links e nem abra anexos.

Veja também: Dívida com o Banco do Brasil? Saiba como negociar e limpar o CPF no SPC/Serasa

No entanto, caso tenha clicado e aberto um documento suspeito, elimine o e-mail imediatamente.

Pois do contrário, pode ter sido instalado no seu computador um programa malicioso que pode permitir ações indevidas na máquina. Essas são ações de pessoas não autorizadas cujo o objetivo é o roubo de dados pessoais. Fique atento!

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