Órgãos além do SPC e Serasa que são consultados em análise de crédito; confira

0
36
spc-e-serasa-órgãos-proteção
Órgãos além do SPC e Serasa que são consultados em análise de crédito; confira

25 de janeiro – Quando se trata de órgãos de proteção ao crédito, logo vem à mente os dois birôs mais conhecidos, que são o SPC e Serasa. No entanto, eles não são os únicos a cuidarem da proteção de crédito no mercado. De fato, existem outros órgãos que exercem função similar além do SPC e Serasa. Confira.

Leia ainda:Conheça detalhes do cartão de crédito da Caixa que é sem consulta ao SPC e Serasa.

Além de SPC e Serasa: saiba mais sobre o SCPC

spc-e-serasa-biros-crédito
Órgãos além do SPC e Serasa que são consultados em análise de crédito; confira

Além do SPC e Serasa, um outro birô de crédito intensamente consultado é o SCPC (Boa Vista). SCPC significa Serviço Central de Proteção ao Crédito. Ele foi criado no ano de 1955, tendo como objetivo auxiliar as empresas nas operações de crédito e proporcionar maior segurança nas transações comerciais.

Leia ainda:É possível abrir MEI mesmo com o nome no SPC/Serasa?.

Ao contrário do SPC/Serasa, que são mais direcionados às instituições financeiras, o SCPC é mais voltado para o comércio, para as lojas em geral. Quando alguém fica devendo para algum estabelecimento comercial, ele registra a dívida no SCPC, que informa ao devedor. Posteriormente a dívida deverá ser quitada diretamente com a loja.

Veja sobe o SCR

O SCR nada mais é do que Sistema de Informação de Risco de Crédito do Banco Central do Brasil. Ele se constitui, conforme consta no site oficial do Banco Central:

“´É um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país. O sistema é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras e apresenta a situação das operações existentes, estejam em atraso ou em dia, ao final de cada mês”.

Quem estiver negativado em outros órgãos de proteção ao crédito constarão no SCR?

Sim. Qualquer dívida existente em instituições financeiras ou relacionadas ao comércio são igualmente registradas também no SCR. Aliás, frequentemente acontece de uma dívida que foi parar no SPC/Serasa, SCPC ou outros e foi devidamente quitada continuar constando por um tempo no SCR.

Agora o CCF

CCF é a sigla para Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo do Banco Central. Sempre que um consumidor emite um cheque sem fundo o seu nome vai parar nesse banco de dados.

Para fazer consultas no CCF, deve-se ir a algum posto físico do Banco Central, munido de documento de identidade e CPF.

Regularização do CPF no SPC e Serasa

É sempre válido lembrar que quando o CPF de alguém vai parar no SPC e Serasa e/ou SCPC, ela fica com várias restrições no mercado, sendo impedida ou ao menos tendo dificuldade de obter crédito na praça.

Leia ainda:Caminhão Serasa Limpa nome circula por mais de 40 cidades.

Para resolver isso, é imprescindível a quitação do débito. Ainda que a dívida em questão possa caducar legalmente e ter que ser compulsoriamente retirada dos bancos de dado dos birôs de crédito, ela continua existindo na empresa credora.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here