Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.
..

..

Cadastro Positivo no SPC e Serasa: se ficar de fora corro risco de não obter cartão de crédito e empréstimo? Entenda


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Este mês de julho marcou o início da vigência da lei, que estabelece o Cadastro Positivo automático. O argumento oficial, é o de facilitar a concessão de crédito no país. Contudo não são todas as pessoas que se sentem seguras ou confortáveis com esse novo cadastro. E pensam, inclusive, em pedir a exclusão de suas informações. Mas será que o consumidor pode perder a chance de conseguir crédito, caso esteja de fora desse banco de dados do SPC e Serasa? Confira.

Saiba mais:Pagar tudo à vista é bom para o score do SPC/Serasa?Entenda.

O que leva alguém a querer excluir o Cadastro Positivo no SPC e Serasa?

Alguém pode deixar de obter crédito se não tiver Cadastro Positivo no SPC/Serasa? Entenda
Alguém pode deixar de obter crédito se não tiver Cadastro Positivo no SPC/Serasa? Entenda

Cadastro Positivo do SPC e Serasa

O Cadastro Positivo do SPC/Serasa não é uma novidade. Ele já existe há algum tempo.  No entanto foi devido ao projeto de lei sancionado este mês, que a inclusão do CPF de todos os consumidores em um cadastro único se tornou algo obrigatório.

Com a ressalva, é claro, de possibilitar a qualquer cidadão que deseje, excluir o seu nome desses registros.

Saiba mais:Cadastro Positivo:entenda mais sobre o que muda após Bolsonaro sancionar o projeto.

A ideia é que o Cadastro Positivo funcione ao contrário da cadastro de negativados. E aponte, assim, o histórico de pagamentos corretos já realizados pelo consumidor.

Formando, desse modo, um score ou pontuação positiva, para se alcançar crédito no mercado.

As informações oficiais dão conta de que as empresas responsáveis pelos registros, vão disponibilizar às instituições, consulta apenas ao score já formado, e não ao detalhamento dos dados dos consumidores.

Não obstante, há quem esteja ainda desconfiado dessa troca de informações entre empresas.

Tais pessoas temem que talvez esse cadastro possa prejudicá-las de alguma maneira.

Há receio, inclusive, de um possível vazamento de informações de cunho particular.

Além disso, outro temor declarado, é de que possa haver um uso indevido desses dados, para outras finalidades que não a análise de crédito, necessariamente.

Excluir o nome do Cadastro Positivo impedirá a obtenção de crédito no mercado?

O objetivo do Cadastro Positivo é ajudar as pessoas e não prejudicá-las. Pelo menos é o que tem sido fomentado.

Dessa forma, não constar o nome no Cadastro Positivo não é, e não pode ser impeditivo para alguém ter sucesso na solicitação de um empréstimo; ou mesmo de um cartão de crédito, por exemplo.

Como já destacado, ele teria vindo para dar mais abrangência na análise de crédito.

  • SPC e Serasa

As instituições que ofertam empréstimo e financiamento no mercado, se baseavam apenas no cadastro de negativados, em órgãos como SPC e Serasa ou Boa Vista.

No entanto com o Cadastro Positivo, elas terão mais informações para, desse modo, estabelecer o perfil do consumidor.

Em sendo assim, os benefícios seriam para além do consumidor individualmente. Porque  com informações positivas de milhões de cidadãos, o espectro de observação para crédito, como um todo, deve crescer.

Isso resultaria, por consequência, em redução dos juros praticados no mercado. O que seria importante para todo o universo dos consumidores.

A classe mais pobre será vista

Logo de começo, dizem os especialistas, haverá a inserção de milhões de brasileiros que estão fora do universo das contas bancárias ou dos créditos, mas que agora alcançariam visibilidade.

Pessoas que pagam em dia as suas contas de gás, telefone, luz e água por exemplo. E, portanto, tendem a ter ótima pontuação (score), ficando aptos ao mercado de concessão de créditos.

Limites para o uso das informações

Saiba mais:SPC e Serasa:órgão tem alerta para ajudar quem perdeu os documentos.

A insegurança inicial do cidadão se justifica, especialmente pelas facilidades demonstradas pela comunicação entre empresas de forma online.

E o potencial, claro, para causar eventuais prejuízos, quando os dados pessoais de alguém ficarem tão acessíveis assim.

No entanto é papel do governo garantir que as empresas fiquem dentro dos limites do regramento legal. Atuando, portanto, com forte fiscalização.

Mas havendo algum desvio de conduta ou uso indevido das informações contidas no Cadastro Positivo, o cidadão poderá recorrer à Justiça para garantia dos seus direitos.

E, desse modo, ter os reparos em supostos prejuízos materiais e morais a que seja submetido.

Deixe seu comentário em: Cadastro Positivo no SPC e Serasa: se ficar de fora corro risco de não obter cartão de crédito e empréstimo? Entenda

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!