Pesquisa do SPC alerta sobre fraudes em compras para o fim de ano

0
23
Pesquisa do SPC Brasil alerta sobre fraudes em compras para o fim de ano
Pesquisa do SPC Brasil alerta sobre fraudes em compras para o fim de ano

04 de dezembro – Compras via internet, transações financeiras e circulação de consumidores nos centros de compras crescem consideravelmente nessa época do ano e com isso a quantidade de fraudes também aumenta. Pensando nisso, o SPC Brasil vai liberar um monitoramento gratuito de CPF por 30 dias.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito SPC Brasil revelou que a cada dez brasileiros, dois foram vítimas de algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses.

Pesquisa do SPC Brasil alerta sobre fraudes em compras para o fim de ano
Pesquisa do SPC alerta sobre fraudes em compras para o fim de ano

Pesquisa do SPC mostra quais são as principais fraudes que os consumidores são vítimas

Segundo o levantamento, o principal problema enfrentado pelos consumidores que são vítimas da fraude é o não recebimento de produtos que deveriam ser entregues em suas residências.

De acordo com os dados, pelo menos (34%) dos consumidores são vítimas. Um outro golpe costuma ser o de envio de produtos com características totalmente diferentes das que foram descritas pelo vendedor (28%) e outra bem comum é o da clonagem de cartões de crédito e débito.

Além disso, existem vítimas que tiveram até seus documentos falsificados para ser usados na realização de compras (15%) e com isso acabaram ficando com seu nome negativado no SPC e Serasa.

Há também muitos casos de pessoas que relataram transações bancárias não autorizadas em suas contas (15%).

Portanto, com as festas de Natal e Fim de Ano chegando todo cuidado é pouco, principalmente para avaliar as empresas que estão oferecendo o produto pela internet.

SPC Brasil estima crescimento de vendas para o Natal e final de ano

Segundo o SPC Brasil, as festividades poderão mobilizar o mercado financeiro e injetar 60 bilhões no comércio e setores de serviços.

Serão aproximadamente 120 milhões de pessoas na busca de presentes de Natal.

Os shoppings levam a pior comparado a lojas de departamento e internet, que sempre estão com ofertas tentadoras para conquistar o consumidor. Mesmo com a crise financeira que assola o país, as pessoas não se intimidam e querem garantir o presente para seus entes queridos.

Uma pesquisa realizada nas capitais pela CNDL junto com SPC Brasil, revela que 77% dos consumidores devem presentear alguém no Natal deste ano.

Além disso, o percentual se aproxima dos números registrados em 2018 onde cerca de 79% dos consumidores foram as compras na data comemorativa.

Veja ainda: Score de Crédito baixo? Confira 3 opções de cartões de crédito disponíveis no mercado

O que fazer para não ficar endividado?

Caso queira participar das comemorações natalinas, porém está com medo de gastar e consequentemente entrar para lista de inadimplência do SPC, saiba que existem outras formas de fazer pessoas felizes sem precisar do bem material ou de presentes caríssimos.

  • Marque presença nas comemorações, caso não leve presentes, geralmente pessoas compartilham comidas e sobremesas para a ceia. Faça o mesmo, assim você não fica de fora.
  • Esqueça os presentes caros, às vezes uma lembrança ou sua presença podem ter mais significado.
  • Caso ainda insista no presente, comece a organizar suas finanças desde o início do ano, assim poderá chegar na data com o dinheiro certo para presentear seus entes. E o melhor de tudo: sem correr risco de ter o nome sujo no SPC por não poder pagar uma dívida.

Leia ainda: Cartão de crédito universitário: conheça os benefícios do Santander Play

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here