Hacker invade SPC e Serasa apaga dívidas? Entenda o que circula pela web

0
239
Invasão no SPC e Serasa apagou todas as dívidas? Confira
Invasão no SPC e Serasa apagou todas as dívidas? Confira

Um hacker invade SPC e Serasa apaga dívidas do banco de dados. Essa é notícia que tem circulado pela web nesses últimos dias. Uma suposto invasor teria deletado todos os cadastrados existentes nos órgãos de proteção ao crédito. Os desavisados, por sua vez, tentam entender, obviamente, o que está acontecendo.

Mas será mesmo que essa notícia procede? Um hacker realmente invadiu o sistema do SPC e Serasa e fez com que todas as dívidas sumissem de vez? Confira.

Leia ainda:

Guardar dinheiro Nubank: coronavírus vai prejudicar rendimento da NuConta?

Fake News: hacker invade SPC e Serasa apaga dívidas

Hacker invade SPC e Serasa?
Hacker invade SPC e Serasa?

Em verdade não houve uma invasão no SPC ou mesmo Serasa. A notícia que circula pela web é mais uma entre tantas outras fake news.

A mesma falsa notícia já havia circulado com bastante força há algum tempo. No entanto, como se percebe, voltou a ganhar espaço pela Internet.

Leia ainda:

SPC e Serasa: Mercado Pago oferece cartão de crédito para negativado; saiba mais

Ainda na primeira versão da fake news, a “informação” (desinformação) dizia:

“Um hacker invadiu o sistema do governo e apagou 63 milhões de registros de brasileiros que deviam no SPC/Serasa. Empresas já entraram na justiça contra a União para terem os danos reparados. […] A polícia ainda não tem ideia de quem é o hacker, ele apenas deixou sua assinatura no sistema do governo, onde se lia: “Prometi e cumpri. Ass: Coroné”.

Já na segunda versão, que utiliza falsamente o nome do site G1, o conteúdo afirma o seguinte:

“Hacker invade sistema do SPC/Serasa e apaga todos os nomes sujos. A Polícia Federal está investigando o caso e informou que foram apagados dados de 63 milhões de brasileiros. Além disso, foi descoberto que o hacker se denomina nas redes como ‘Coroné’. Porém, a identidade do criminoso ainda é um mistério. Por Tiro Sardinha, G1, Brasília”.

Fake News faz suposta referência ao político Ciro Gomes

O conteúdo das mensagens demonstram que há um esforço em satirizar a promessa feita pelo político Ciro Gomes (PDT). Nas eleições presidenciais de 2018, ele afirmou que estava planejando medidas para auxiliar os consumidores a limparem seus nomes nos órgãos de proteção ao crédito.

Na primeira fake news, afirma-se que o nome do hacker seria ‘Coroné’, referência irônica ao político.

Já na segunda mensagem, o texto é assinado por alguém intitulado como Tiro Sardinha. Uma suposta referência ao apelido “Sardinha”, que estaria ligado à lista da Odebrecht, em investigações da Lava Jato. Afirmações ainda sem provas fazem associação ao nome de Ciro de Gomes.

Vale ressaltar que não há nenhum comunicado oficial do SPC ou Serasa tratando sobre o assunto.

Invasão no SPC e Serasa: a confecção da notícia falsa

A confecção da fake news “hacker invade SPC e Serasa” pode ter se dado a partir da modificação do código-fonte de uma página do jornal G1. Isso, claro, a fim de que houvesse algum indício de veracidade.

Ao se acessar o conteúdo de um determinado site, pode-se fazer a modificação do título de uma notícia usando o comando ctrl+U e, assim, fazendo alteração no código-fonte da página.

Leia ainda:

Conheça 3 opções de conta digital sem consulta SPC/Serasa

Feita essa mudança, basta tirar um print da tela e, pronto, tem-se em mãos uma notícia falsa que parece real.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here