Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Golpes online: Serasa lista dicas para o consumidor não cair em fraudes


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

12 de janeiro – O consumidor precisa ter cautela ao iniciar uma compra virtual. O site da Serasa listou alguns cuidados que são necessários para não cair em golpes do comércio eletrônico, pois as principais fraudes que acontecem no Brasil, estão relacionadas com compras de eletrônicos, transações bancárias, passagens aéreas e serviços.

Um em cada quatro brasileiros já foi vítima de golpes pela internet. No entanto, com alguns procedimentos, fica possível evitar fraudes. Confira:

Golpes Online: Serasa lista dicas para o consumidor não cair em fraudes
Golpes Online: Serasa lista dicas para o consumidor não cair em fraudes

Algumas dicas do Serasa de como evitar golpes on-line

Para que o consumidor não caia em golpes e fique financeiramente no prejuízo, a Serasa elencou algumas dicas importantes. Alerta sobre o risco de possíveis fraudes virtuais, dicas sobre certificados digitais, reputação de empresa dentre outras foram listadas. Confira:

  • Pesquise sobre a empresa – Segundo o site do Serasa é necessário conferir “dados comerciais da empresa de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal. Desconfie de sites que não seguem essa regra”.
  • Jamais fechar negócio sem contato – “Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o comércio eletrônico, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável é o site. Além disso, é menos provável que será vítima de um golpe virtual. Ademais, alguns sites oferecem chat online pelo qual você pode conversar com um atendente”.
  • Confira a certificação digital – “Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificação digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Além disso, confira se a página inicial apresenta essa informação. Então, endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

Leia ainda: Empréstimo para viajar no fim de ano? Empresa oferece opção

Importância de conhecer a empresa

Conhecer a reputação da empresa é uma das dicas indispensáveis do site da Serasa para evitar fraudes online.

Pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa. Sempre que estiver com o pé atrás com algum comércio eletrônico, consulte a idoneidade do site nos órgãos de proteção ao consumidor como o Procon, que mantém uma lista das empresas para se evitar.

O Reclame Aqui também é uma opção, já que o site faz uma verificação direta junto aos consumidores quanto ao atendimento e idoneidade das empresas.

Leia ainda: Cartão de crédito sem anuidade: Petrobras e Banco do Brasil procuram fidelizar clientes do posto; saiba mais

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!