É possível excluir consultas de CPF no SPC e Serasa? Entenda

0
559
consultas de cpf spc e serasa
É possível excluir consultas de CPF no SPC e Serasa? Confira. Fonte da imagem: O Globo/Reprodução

Muita gente tem dúvida sobre o assunto, mas sim, é possível para o consumidor excluir consultas de CPF feitas em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Como se sabe, quando se solicita crédito em alguma empresa, é comum que ela consulte o CPF do consumidor nos birôs de crédito.

O objetivo de se apagar uma suposta consulta, é o fato desse registro no sistema pesar numa análise futura de crédito, caso o crédito, claro, seja negado. O score de crédito tende a reduzir também nesse processo. Sendo assim, pode ser interessante excluir o histórico de consultas.

Leia ainda: Cartão de crédito Porto Seguro tem opção internacional com duas bandeiras; veja vantagens

Excluir consultas de CPF

consultas de cpf spc e serasa exclusão
É possível excluir consultas de CPF no SPC e Serasa? Confira. Fonte da imagem: Economia Uol/Reprodução

Geralmente, as empresas estabelecem critérios muito peculiares para efetuar uma avaliação de perfis de consumidores e, assim, determinar se vai ou não conceder crédito.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais utilizadas são as consultas de CPF no SPC e Serasa. Mas não é apenas a existência ou não de negativação que é analisada.

Pode ser analisado também o volume de consultas realizadas sobre o CPF do consumidor.

Leia ainda: Cadastro Positivo nos birôs de crédito: como fica o histórico do CPF? Entenda

Isso porque, na visão desse grupo, se uma pessoa solicita crédito muitas vezes seguidas, isso poderia sinalizar um consumidor ansioso, e, por conseguinte, em situação complicada financeiramente.

Dessa forma, ceder crédito a essa pessoa poderia ser potencialmente arriscado.

Como limpar o histórico de consultas no CPF?

É possível limpar o histórico de consultas ao CPF na Serasa através do próprio posto físico do órgão. Para isso, é preciso ter em mãos o CPF e o RG.

Munido da documentação, basta ao consumidor solicitar a um atendente na agência física do Serasa a exclusão do registro de consultas feitas no CPF.

Se porventura não se obtiver sucesso junto aos birôs de crédito, uma alternativa é recorrer ao site consumidor.gov.br. O site oferta aos cidadãos uma opção de solução de conflitos relacionados ao consumo.

Para pedir a exclusão do histórico de consultas por meio desse site, basta seguir os passos listados abaixo:

  • Inicialmente para dar início a limpeza do histórico, é fundamental acessar a seguinte página: www.consumidor.gov.br.
  • Em seguida, já na página inicial, deve-se digitar o nome da empresa na qual o consumidor deseja que seu histórico seja devidamente limpo.
  • Depois, é necessário clicar em “Registrar Reclamação”;
  • Assim que a tela da reclamação abrir, deve-se preencher todos os dados requisitados e clicar em avançar;
  • Tão logo se abra a página de Cadastro do Usuário, o consumidor deve fornecer seus dados pessoais e dar um clique em enviar;
  • A partir desse momento, basta aguardar a resposta da empresa. Com efeito, eles entrarão em contato por e-mail, respondendo em um prazo de 24 horas.

Supostos benefícios da limpeza de histórico

Limpar o histórico de consultas de CPF nos órgãos de proteção ao crédito não fará com que o score suba de forma imediata.

Leia ainda: Nubank poderá aprovar mais cartões de crédito com o Cadastro Positivo; entenda

Contudo, com a limpeza do histórico, outras empresas que eventualmente consultarem aquele CPF não descobrirão se houve consultas realizadas anteriormente. Com isso, a aprovação de crédito pode ser facilitada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here