Além do SPC e Serasa outros órgãos são consultados na análise de crédito; saiba mais

0
152
Além do SPC e Serasa outros órgãos são consultados na análise de crédito; saiba mais
Além do SPC e Serasa outros órgãos são consultados na análise de crédito; saiba mais

Na análise de crédito, além do SPC e Serasa são consultados outros órgãos de proteção ao crédito, como o SCPC Boa Vista, o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo) e o SCR (Sistema de Informação de Risco de Crédito do Banco Central).

Leia ainda: PagBank tem cartão de crédito pré-pago sem anuidade e sem limite para recarga

Além do SPC e Serasa

Quais órgãos além de SPC e Serasa são consultados na análise de crédito?
Quais órgãos além de SPC e Serasa são consultados na análise de crédito? Fonte da imagem: Pixabay

Apesar do SPC e Serasa serem os mais populares e usados com uma maior frequência, os demais também são utilizados. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

A consulta ao SCPC Boa Vista na análise de crédito

Um órgão que pode ser consultado durante a análise de crédito e que alguns devem conhecer é o SCPC Boa Vista. SCPC é a sigla para Serviço Central de Proteção ao Crédito.

Foi fundado em 1955 e possui como foco de ação ajudar as empresas nas operações de crédito, permitindo, assim, uma maior segurança nas transações comerciais.

Leia ainda: Nubank e outros deverão ser beneficiados com sistema de pagamento instantâneo; entenda

Diferentemente do SPC e Serasa, mais voltados para as operações financeiras, o SCPC Boa Vista é direcionado para o comércio, para as lojas como um todo.

Se um consumidor fica devendo algo para uma loja qualquer, a tal loja pode registrar esse débito no SCPC, que comunica o fato ao devedor. A dívida deverá então ser quitada junto à empresa.

O SCR na análise de crédito

O SCR é, conforme consta no próprio site do Banco Central do Brasil:

“ (…) um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país. O sistema é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras e apresenta a situação das operações existentes, estejam em atraso ou em dia, ao final de cada mês”.

Daí surge a pergunta: todos que estiverem negativados em outros órgãos de proteção ao crédito também irão constar no SCR? A resposta é: sim.

Toda e qualquer dívida contraída em bancos, instituições financeiras em geral ou que tenham a ver com o comércio são devidamente registradas no SCR. Por essa razão, ele também é consultado na análise de crédito.

A propósito, é bastante comum uma dívida que foi negativada nos birôs de crédito e quitada continuar sendo exibida, por algum tempo, no SCR.

CCF

Sempre que uma pessoa emitir um cheque sem fundo o seu nome vai parar no banco de dados do CCF.

Para realizar consultas no CCF, é necessário dirigir-se a algum posto físico do Banco Central portando o CPF e o RG.

Normalizando a situação do CPF

Indubitavelmente, para ser aprovado na análise de crédito, é preciso, salvo exceções, estar com o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito.

Leia ainda: Empréstimo: BNDES anuncia linha de crédito para micro e pequenas empresas; entenda

Nesse caso, é fundamental negociar a dívida e quitá-la. Além disso, vale lembrar que o fato de uma dívida poder caducar não significa que ela deixará de existir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here