Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Cartão de crédito pré-pago: saiba quais as vantagens e desvantagens

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

14 de janeiro – O cartão de crédito pré-pago é bastante semelhante a um cartão comum. Pode ser utilizado da mesma forma para fazer compras de produtos e serviços. No entanto, a versão pré-pago não oferece um limite de crédito, pois ele fica limitado apenas ao valor que já foi depositado no cartão.

Pouco utilizado no Brasil, o cartão pré-pago é uma vantagem para quem não tem como comprovar renda ou para quem está inadimplente, pois para possuir um, não é necessário ser correntista no banco.

Mas será que vale realmente a pena adquirir um cartão pré-pago? Quais vantagens e desvantagens? Veja.

Você conhece o cartão de crédito pré-pago? Saiba quais as vantagens e desvantagens
Você conhece o cartão de crédito pré-pago? Saiba quais as vantagens e desvantagens

Como funciona o cartão de crédito pré-pago?

Sem ter a necessidade de estar vinculado a uma conta bancária, o cartão de crédito pré-pago funciona como cartão de débito. Para utilizá-lo, é preciso efetuar uma recarga com o valor que deseja para realizar as compras.

Essa recarga é feita através do pagamento de boleto bancário, internet banking ou fazendo o pagamento com cartão de débito ou crédito. Assim que o pagamento é compensado, o cartão pré-pago já poderá ser usado normalmente.

Para se ter uma ideia, pode-se comparar o cartão de crédito pré-pago com os créditos que colocamos no celular. Para que seja feita uma ligação ou para utilizar os dados móveis, é preciso primeiro efetuar uma recarga.

Como regra geral, outra característica do cartão pré-pago, é que não possui fatura mensal. Todavia, caso o pagamento dessa recarga seja realizada com o cartão de crédito tradicional, o valor virá em sua fatura mensal.

Contudo, isso não quer dizer que se tenha um compromisso formalizado ao mês; isso ocorre apenas quando for realizado tal procedimento.

Veja também:

Quer se tornar um MEI? Entenda como funciona o imposto DAS

Quais as vantagens da versão pré-pago?

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), entre as vantagens de ter um cartão de crédito pré-pago está o fato de não precisar comprovar renda, uma vez que, a sua utilização é exclusivamente feita mediante a recarga realizada.

Ainda segundo a ABECS, o cartão pré-pago pode ser um tipo de controle financeiro, pois é o usuário que define no carregamento o quanto pretende gastar.

Desvantagens do cartão de crédito pré-pago

A primeira é que não permite o parcelamento das compras, pois o valor é debitado do saldo que foi recarregado no cartão. Então, só irá funcionar caso tenha saldo disponível.

Além de possuir um limite mensal para movimentação, por se tratar de um cartão que não tem vínculo com o banco, algumas empresas limitam as movimentações que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil.

Leia ainda:

Dinheiro de volta mais rápido: Nubank agora possui recurso que acelera estorno; saiba mais

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!