Usuários podem pagar passagem de ônibus com cartão do Nubank

0
225
Usuários podem pagar passagem de ônibus com cartão do Nubank
Usuários podem pagar passagem de ônibus com cartão do Nubank

O atual prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, lançou um projeto que permite aos passageiros pagarem a passagem de ônibus com o cartão do Nubank, o que beneficiaria os usuários do sistema público de transporte.

Anteriormente, um usuário do Nubank que precisasse pagar a passagem do seu ônibus (circular) teria de sacar dinheiro da NuConta ou mesmo de outra conta bancária, para essa finalidade. Confira adiante como funciona esta operação

Leia ainda:Extrato completo da NuConta?Saiba como obter junto ao Nubank

O projeto que permite pagar passagem de ônibus com cartão do Nubank

A priori, para usufruir desse novo sistema, é preciso ter qualquer cartão de crédito ou débito, como o cartão do Nubank, por exemplo. Preferencialmente, deve-se utilizar aqueles cartões que possuam a função contactless.

Aliás, não somente um cartão, mas pode ser igualmente qualquer aparelho eletrônico que possua tecnologia de pagamento por aproximação, como celulares ou smartwatches.

Leia ainda:Nubank: saiba como fazer a portabilidade de salário para a NuConta.

Dessa forma, a cobrança é efetuada assim que o passageiro aproxime o cartão (ou aparelho) no respectivo validador do ônibus.

É o mesmo esquema de funcionamento do pagamento com Bilhete Único, por exemplo.

Por enquanto, as bandeiras de cartão de crédito e débito que estão sendo aceitas são Mastercard e Visa. Posteriormente, dependendo dos resultados, poderão ser aceitas outras.

As limitações do pagamento de passagem com cartão de crédito ou débito

Vale a ressalva de que essa nova metodologia de pagamento, não permite a utilização em mais de um ônibus por tarifa; também não permite a integração com metrôs e trens, como ocorre com o Bilhete Único.

Segundo o prefeito Bruno Covas, em entrevista para o G1, “O sistema ainda não permite essa leitura e inteligência de que a pessoa já passou por essa outra perna. Por enquanto, é um período de teste”.

Os impactos do projeto

O projeto que permite pagar passagem de ônibus com cartão de crédito ou débito, incluso o cartão do Nubank, teve uma duração inicial de 3 meses ou então deveria durar até que se atingisse a marca de 500 mil transações.

Ele começou a ser testado em setembro do ano passado, inicialmente apenas na cidade de São Paulo. Ele envolveu 12 linhas de ônibus, atendendo 2,9 milhões de passageiros na cidade de São Paulo.

Saiba mais:Concorrente do Nubank permite saque gratuito em qualquer lotérica.

Agora, o projeto continua vigorando normalmente e foi estendido para outras duas cidades: Jundiaí (interior do estado de São Paulo) e Rio de Janeiro (RJ).

Em São Paulo, o projeto está valendo para algumas linhas de ônibus. No caso da cidade do Rio de Janeiro, ele está funcionando para algumas linhas de trem da Supervia. Por fim, em Jundiaí, todas as linhas de ônibus estão aceitando essa forma de pagamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here