Entenda como o Nubank realiza sua análise de perfil para o cartão de crédito

0
131
Cartão de crédito: entenda como o Nubank realiza sua análise de perfil
Cartão de crédito: entenda como o Nubank realiza sua análise de perfil

É comum que instituições financeiras antes de disponibilizar cartão de crédito ou realizar a abertura de contas, tomem providência de analisar o perfil do solicitante. Nesse contexto, alguns acabam sendo reprovados. O Nubank, por exemplo, com seus atrativos e benefícios estabeleceu-se como uma das fintechs mais cobiçadas do país. E, mesmo possuindo 10 milhões de clientes, traz um número considerável de pessoas recusadas. Dessa forma, uma dúvida frequente das pessoas é: como é feita a análise para o cartão de crédito da fintech? Entenda na sequência.

Saiba mais: Nubank: entenda como funciona o investimento no cofrinho da NuConta.

A análise para o cartão de crédito do Nubank

Entenda como o Nubank realiza sua análise de perfil para o cartão de crédito
Entenda como o Nubank realiza sua análise de perfil para o cartão de crédito

Logo de plano é importante entender, o motivo pelo qual qualquer liberação de crédito, como no caso do cartão de crédito do Nubank, demanda a realização de uma análise prévia.

Saiba mais:Cartão de crédito é clonado e Nubank presenteia cliente fã de Harry Potter.

A priori, essa análise de crédito é útil para descobrir mais detalhes, sobre o comportamento no mercado, desse suposto cliente.

Compreender, assim, seus hábitos de compra e pagamentos. Verificando questões de fidelidade nas quitações de prestações assumidas; sua pontualidade para pagar seus compromissos financeiros.

Desse modo a análise identificaria quem seriam os bons pagadores, além dos inadimplentes habituais ou circunstanciais.

Ajudaria também, por vezes, a impedir alguma fraude em potencial. Evitando, portanto, uma série de riscos e aborrecimentos.

Como funciona a análise de crédito do Nubank

A princípio, o processo se inicia quando o consumidor faz a sua inscrição e envia os dados, para que a empresa faça a análise.

A partir deste momento, realiza-se uma profunda e extensa busca para saber quem é a pessoa solicitante.

São coletados dados e informações oriundos de inúmeras fontes oficiais, existentes no mercado.

Com efeito, são observados itens como crédito, pagamentos efetuados em dia ou não, empréstimos, histórico de consumo entre outros.

Além disso, caso a pessoa tenha feito a solicitação usando o convite de um amigo, isso traz um diferencial positivo a mais, no momento da análise do perfil.

Com tudo isso em mãos, se agrupam os clientes em vários perfis distintos.

Os perfis traçados pelo banco

Depois de unificar todos os dados coletados, cada pessoa seria classificada de acordo com três grupos diferentes:

  • Aprovados: pessoas que se encaixam nesse perfil são convidadas a fazer o cartão em um prazo de 7 dias;
  • Reprovados: de momento, tais pessoas não receberiam convites. Contudo, após 6 meses, poderiam voltar a fazer solicitação.
  • Fila de espera: a depender do resultado obtido nos testes, o indivíduo poderia receber um convite no prazo de 90 dias;

No entanto, no que tange à fila de espera, recentemente a fintech anunciou o seu fim. Desse modo, agora, apenas os dois primeiros grupos (aprovados e reprovados)  deverão ser levados em consideração.

Portanto a análise é feita quase que imediatamente. Em caso de aprovação, a pessoa já recebe o convite para o cartão de crédito.

Leia também:Cartão de crédito aprovado: Nubank agora tem aprovação imediata; confira

A análise de perfil e sua utilidade

Em resumo, o cartão de crédito Nubank possui critérios bem determinados, para selecionar quem pode ou não obter um cartão em determinado momento.

A análise certamente pode ser boa para a instituição, mas ao mesmo tempo, também pode ser útil para impedir que o consumidor que, por sua vez, esteja passando por problemas financeiros, venha se complicar ainda mais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here