Cartões de crédito virtuais: o que são e como funcionam?

0
20

05 de dezembro – O avanço da tecnologia vem permitindo dinamizar o uso do cartão de crédito, além dos modelos tradicionais, físicos, que todos já se habituaram a usar, já existem as opções de cartões de crédito virtuais.

Basicamente, ele é uma versão digital do cartão de crédito físico. Contudo, eles têm uma data de validade muito curta pois são gerados automaticamente, pelas empresas que o oferecem, para transações pontuais ou ficam disponíveis por até 48 horas, em geral.

Depois desse prazo, ele perde a validade e caso a pessoa deseje fazer uma nova transação (uma compra), então um novo cartão virtual é gerado e com outra numeração.

O fato é que ele pode ser bastante útil para certas operações, principalmente em compras online, pela segurança que a operação apresenta, já que nesse caso, torna-se impossível a clonagem do cartão de crédito. Conheça algumas opções e as vantagens oferecidas.

Leia ainda:Cartão de crédito Santander Free pode ser uma boa opção para o final de ano; entenda!

Cartões de crédito virtuais: o que são e como funcionam?
Cartões de crédito virtuais: o que são e como funcionam?

Quem oferece o cartão de crédito virtual?

Todos os principais bancos oferecem essa opção: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander.

Entretanto, fintechs como o Nubank e o Paypal também disponibilizam a opção.

Além disso, a solicitação é muito prática e ágil, podendo ser feita através dos aplicativos e sites de conta online disponibilizados pelos bancos.

Cada banco ou fintech tem as suas próprias regras para disponibilização e uso, portanto, é recomendável consultar as regras antes de solicitar.

Mas lembre-se: trata-se de um cartão provisório, ele não substitui o cartão físico para sempre.

Vale ressaltar, também, que é preciso possuir um cartão de crédito físico para gerar um cartão virtual.

Assim, saiba que as cobranças do cartão virtual virão junto com a fatura do cartão físico tradicional, como se fosse um único produto.

Vantagens do uso desse cartão

  • Praticidade – todas as transações podem ser feitas dentro do site ou aplicativo
  • Segurança – por ser um cartão que tem um prazo de validade muito curto, sendo disponibilizado para compras pontuais, o risco de alguma fraude é muito pequeno.
  • Não cobra anuidade – a contratação desse tipo de cartão é isenta de anuidade

Desvantagens

O uso do cartão virtual é bastante restrito, basicamente só serve para compras, ou seja, se o usuário desejar utilizar para fazer assinaturas de serviços, como Netflix e Spotify, isso não será possível.

Leia ainda:Cartão de crédito 100% virtual devolve parte do dinheiro gasto em compras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here