Saiba como fazer MEI gratuito e sem sair de casa: veja o passo a passo

É possível se tornar MEI de maneira online

0
645
Saiba como fazer MEI gratuito e sem sair de casa: veja o passo a passo
Saiba como fazer MEI gratuito e sem sair de casa: veja o passo a passo

Fazer MEI gratuito – Tornar-se um microempreendedor individual é o desejo de milhares de brasileiros que, por sua vez, já possuem seus próprios negócios de maneira informal ou mesmo que desejam iniciar um empreendimento. Inclusive, a pandemia parece ter aflorado em muita gente o espírito empreendedor.

Nesse sentido, vale a pena informar que é possível tornar-se um  microempreendedor individual de maneira online e gratuita. Demanda, portanto, pouco tempo para que o cidadão comum torne-se um empresário e, assim, consiga um registro de pessoa jurídica.

Saiba como fazer MEI gratuito e sem sair de casa: veja o passo a passo
Saiba como fazer MEI gratuito e sem sair de casa: veja o passo a passo (Foto: Freepik.com)

Leia mais: BNDES Crédito Pequenas Empresas é opção de empréstimo na pandemia

Abaixo, explicaremos como efetuar a abertura do MEI e do que realmente se trata ser um microempreendedor individual. Confira.

Como fazer MEI gratuito: entenda o passo a passo

É possível abrir um MEI em poucos passos, utilizando apenas computador, smartphone ou qualquer aparelho que possua acesso à Internet.

Veja, portanto, como se tornar um microempreendedor individual formalizado:

  • Primeiramente, deve acessar a página de formalização no site do Governo Federal;
  • Depois que acessar o link acima, o interessado deverá inserir seu CPF e a senha da conta Brasil Cidadão;
  • Em seguida, autorizar o acesso aos dados por parte do site do governo;
  • No quarto passo, então, será solicitado o número do Título de Eleitor ou o número do recibo da declaração de Imposto de Renda dos últimos dois anos;
  • Posteriormente, um formulário com deve ser preenchido com as informações pedidas. Nesse passo, o interessado precisará informar a atividade desejada;
  • Por fim, preencher as declarações e concluir sua inscrição.

É possível contratar somente um empregado e não é permitido participar como sócio, administrador ou dono de uma outra empresa. O MEI deve ser seu único negócio formalizado.

Leia também: Lançamento da cédula de 200 reais: nota entra em circulação hoje (02)

O que é ser microempreendedor individual?

Ser um MEI significa abrir um negócio por conta própria e que possua rendimentos anuais tributáveis de, no máximo, até R$ 81 mil. Esse é o principal critério da Receita Federal para considerar um empresário como microempreendedor.

Após a inscrição ser feita junto à Receita, com auxílio do Sebrae, o cidadão deixará de ter somente obrigações de pessoa física, mas também como pessoa jurídica.

Isto é, não terá somente que tomar conta de seu CPF, mas também de seu CNPJ. Isso significa prestar contas anualmente com a emissão da declaração anual do MEI. Porém, toda a situação de sua empresa estará formalizada de acordo com as leis do país.

Além disso, deve exercer uma das atividades econômicas previstas na Resolução CGSN, de 22 de maio de 2018, que relaciona as atividades permitidas.

Leia ainda: Faz um SX: Santander inicia pré-cadastro para o PIX com novidades

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here