MEI: Sebrae promove atividades especiais para o empreendedorismo feminino

0
343
MEI: Sebrae promove atividades especiais para o empreendedorismo feminino
MEI: Sebrae promove atividades especiais para o empreendedorismo feminino

O micro e pequeno empreendedorismo está em alta no Brasil. Já são mais de 9 milhões de empresas abertas como MEI (Microempreendedor Individual). Desse modo, com o intuito de fortalecer ainda mais o desenvolvimento de negócios, independentemente do porte, o Sebrae preparou uma agenda e um espaço exclusivo focando no empreendedorismo feminino.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora agora em 08 de março, o Sebrae, através do seu site, promoverá uma série de atividades, como palestras online, e disponibilizando diversos conteúdos para fortalecer e inspirar o empreendedorismo entre o público feminino.

Assim, para quem está começando a dar os primeiros passos como um MEI ou está com o intuito de montar o próprio negócio, essa é uma excelente oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais para o sucesso do negócio. Confira o que o Sebrae vai oferecer.

Leia ainda:

MEI: Caixa Econômica facilita empréstimo para pequenas empresas sem exigir garantias

MEI: Sebrae promove atividades especiais para o empreendedorismo feminino
MEI: Sebrae promove atividades especiais para o empreendedorismo feminino

Como o MEI pode se beneficiar dessa programação e agenda de atividades do Sebrae

Todas as mulheres empreendedoras ou que estão com o intuito de começar o próprio negócio, seja ele pequeno, como um MEI, ou até mesmo de maior porte, certamente, vai encontrar no Sebrae uma fonte para tirar dúvidas e também orientar as principais ações.

Lançado na última segunda-feira (2), com um slogan bastante sugestivo: “Empreender é poder”, esse espaço exclusivo (dentro do Portal Sebrae), focando no empreendedorismo feminino, tem como intuito inspirar o desenvolvimento de negócios de forma sustentável.

Essa página vai funcionar como uma porta de entrada para os serviços e soluções oferecidos pela instituição ao público feminino, tais como:

  • artigos sobre empreendedorismo feminino;
  • dicas e informações sobre os projetos que o Sebrae promoverá, direcionado para mulheres;
  • compartilhamento de histórias de superação.

Além disso, a página também busca facilitar o acesso aos diversos cursos on-line que são oferecidos gratuitamente pela instituição.

Vale ressaltar que a obtenção de qualificação nas áreas de gestão, finanças, marketing e planejamento estratégico é essencial para quem é MEI.

Em geral, o microempreendedor possui poucos recursos para investir no negócio e, assim, acaba concentrando diversas atividades na condução da empresa.

Segundo Renata Malheiros, coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae: “As mulheres enfrentam mais desafios para se tornarem donas de seus próprios negócios e há muito desconhecimento das dificuldades enfrentadas. Existe uma questão cultural que influencia muito e é preciso reforçar constantemente esse discurso que as mulheres são capazes de empreender”, afirmou Malheiros.

Programação divulgada pelo Sebrae

Durante todo o mês de março, serão promovidos, através do site, diversos webinários com a participação de especialistas e mulheres empreendedoras.

Os temas dos webinários são amplos, como: finanças, inovação, política, liderança, entre outros.

Além disso, todo o conteúdo é gratuito e as empreendedoras interessadas só precisam acessar o site e se inscrever.

Temas de algumas dos webinários:

  • Mulheres e finanças, dia 10/03 às 15h – ministrado por Luciana Seabre, referência do mercado financeiro no Brasil, jornalista e mestre em economia. Ensina sobre finanças e investimentos.
  • Mulheres, lideranças políticas e transformação, dia 13/03 às 15h – promovido por Ilana Trombka, Diretora geral do Senado Federal, finalista do Prêmio Viva da Marie Claire e Instituto Avon na categoria empreendedorismo.
    • Além disso, a palestrante venceu duas edições do Prêmio Opinião Pública. O webinário vai falar sobre os desafios e caminhos para mulheres em espaços de poder.
  • Mulheres, lideranças e negócios, dia 17/03 às 15h a palestrante é a Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e Preta Hub, sendo uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo pela Mipad (Most Influential People of African Descendent).
    • Ela vai contar sobre sua trajetória de liderança e aprendizado em negócios.

Todas as outras videoconferências poderão ser consultada no site do Sebrae. Contudo, caso alguém não possa assistir ao vivo, essas palestras ficarão disponíveis no site.

O Sebrae como importante aliado do MEI

O MEI tem no Sebrae uma importante fonte de conhecimento e orientação profissional.

Assim, através dos seus cursos de qualificação (gratuitos), materiais diversas sobre planejamento, ideias de negócios, gestão empresarial, ou até mesmo na captação de recursos para investir na empresa, o MEI poderá ter à sua disposição profissionais qualificados para auxiliar no desenvolvimento do negócio.

Portanto, a participação em eventos como esse, assim como acessar os diversos conteúdos disponibilizados pelo Sebrae, vão ser fundamentais ao empreendedor.

Leia ainda:

MEI: empréstimo de até R$ 20 mil é dado por programa do Sebrae

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here