MEI: 4 passos para ter um negócio de sucesso; conheça

0
156
Empreendedorismo: cinco passos para ter um negócio de sucesso
Empreendedorismo: cinco passos para ter um negócio de sucesso

03 de fevereiro – O empreendedorismo está cada vez mais em evidência no Brasil, afinal 77% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio e muitas dessas pessoas veem no MEI uma opção com serviços e benefícios exclusivos. No entanto, a abertura de um novo empreendimento requer conhecimento sobre o mercado, planejamento, estratégia de marketing, entre outros assuntos que são de extrema importância para o sucesso do empreendedor.

Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos estavam envolvidos em alguma atividade ligada ao empreendedorismo no ano de 2018; seja na criação ou consolidação de um novo negócio.

Hoje, no país, de acordo com o Portal do Empreendedor, já são mais de 9,5 milhões de empreendedores na categoria de MEI e esse número só tende a crescer.

Leia ainda:

Ajustar limite do cartão de crédito Nubank? Saiba como fazer pelo aplicativo

MEI: 4 passos para ter um negócio de sucesso; conheça
MEI: 4 passos para ter um negócio de sucesso; conheça

Antes de abrir um MEI, entenda o que fazer para iniciar um negócio de sucesso

Saiba que negócio abrir

A maioria das pessoas que sonham em empreender, ainda que um pequeno negócio, como um MEI, não fazem a mínima ideia de como começar ou qual o melhor setor para investir.

Empreendedorismo não é algo fácil, por isso, antes de investir o seu tempo e dinheiro na abertura de um negócio, é importante considerar algumas questões.

Segundo o Sebrae, para obter sucesso no negócio é preciso ter atitudes empreendedoras, criando oportunidades e tendo persistência para lidar com os problemas que surgirem ao longo do caminho.

Para auxiliar na escolha do melhor negócio, identifique quais são os seus interesses, se você gosta de uma determinada atividade ou tem conhecimento técnico sobre ela. Dessa forma, as chances de obter um negócio de sucesso serão maiores.

Além disso, é importante desenvolver produtos ou serviços criativos, diferenciados e que agreguem valor à vida das pessoas.

Neste link listamos alguns negócios que estão em alta para quem quer empreender como MEI.

Elabore um plano de negócios

Mesmo um pequeno negócio como um MEI, também exige planejamento. Sendo assim, pesquise o seu público-alvo, procure saber quem são seus concorrentes e faça algumas projeções financeiras.

Algumas ferramentas permitem agilizar essa etapa, como é o caso do Canvas, plataforma desenvolvida pelo Sebrae que permite que o empreendedor construa as suas ideias de negócio ou repense um modelo de negócio já existente.

Faça um protótipo do seu negócio

O ideal antes de colocar a sua ideia em prática é fazer um protótipo do seu negócio. Dessa forma, é possível testar o produto ou serviço para ver o que dá certo e o que pode ser melhorado.

Aproveite o tempo para estudar

Utilize o tempo para se manter informado, aperfeiçoar técnicas e habilidades, realizar pesquisas ou cursos.

Algumas instituições oferecem cursos on-line voltados para a área do empreendedorismo, como o Sebrae, FGV Online e Fundação Bradesco.

Ademais, procure ouvir opiniões de especialistas sempre que possível, principalmente daqueles que possuem experiência no mercado. Dessa forma, você poderá ampliar ainda mais a sua rede de relacionamentos.

É possível abrir MEI com o nome negativado no SPC/Serasa?

Estar com o nome inscrito no SPC ou Serasa não impossibilita a abertura do CNPJ MEI. Porém, em alguns casos pode ocorrer o impedimento do cadastro, principalmente se os dados estiverem desatualizados.

As situações que podem limitar o acesso ao MEI são:

  • Pendência ou desatualização dos dados do CPF;
  • Título de eleitor suspenso;
  • Ter sociedade com outras empresas ou ser responsável por uma empresa.

Leia ainda:

INSS: tempo de contribuição do autônomo não computado por falta de pagamento? Saiba o que fazer

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here