Quem recebe auxílio doença tem direito a décimo terceiro 2020? Confira

0
40
Quem recebe auxílio doença tem direito a décimo terceiro do INSS? Confira
Quem recebe auxílio doença tem direito a décimo terceiro 2020? Confira

05 de Abril – No final desse mês mês se inicia o pagamento do 13º do INSS, que foi adiantado para o primeiro semestre, pois atua como uma das medidas governamentais de cunho econômico na luta contra o Coronavírus. Porém, quem recebe auxílio doença tem direito ao décimo terceiro 2020?

Veja, abaixo, se os segurados previdenciários dessa categoria estão entre os beneficiários que têm direito à 13º parcela e como é feito o cálculo.

Quem recebe auxílio doença tem direito a décimo terceiro do INSS? Confira
Quem recebe auxílio doença tem direito a décimo terceiro do INSS? Confira

Leia também:

Adiantamento do 13º salário do INSS: quando será pago?

INSS: quem recebe o auxílio doença?

Dentre os benefícios da previdência estão a aposentadoria, pensão por morte e auxílios doença, acidentário e reclusão.

Estão enquadrados no grupo de beneficiários do auxílio doença do INSS as pessoas que se encontram incapacitadas de forma total ou parcial, temporariamente, para a prestação de atividades laborais.

Assim, a eles é garantido pelo Instituto da Previdência um valor mensal a fim de garantir a subsistência do cidadão e de sua família durante o período em que a incapacidade do trabalhador perdurar.

Quem recebe auxílio doença está no grupo que tem direito ao décimo terceiro 2020?

Sim, os beneficiários do auxílio doença têm direito ao 13º previdenciário. Além deles, também é garantido o benefício aos receptores de auxílio acidentário e reclusão, assim como aos aposentados e pensionistas do INSS.

Contudo, no caso de quem recebe auxílio-doença ou previdenciário, o valor do décimo terceiro é proporcional ao número de meses nos quais o segurado percebeu o benefício ou o receberá (conforme tempo previsto na carta de concessão de benefício).

Nesse sentido, por exemplo, caso o afastamento previdenciário por doença tenha duração de 6 meses, o cidadão terá direito ao recebimento, como 13º, do valor correspondente à metade do benefício mensal, ou seja, 6/12 avos.

Confira ainda:

Prova de vida 2020 é suspensa em razão de Coronavírus

A liberação do décimo terceiro se dará de maneira integral?

Primeiramente foi sido noticiado que a liberação do 13º do INSS ocorreria apenas em relação à primeira parcela do benefício. Contudo, o Governo Federal optou por liberar o benefício de maneira integral desde já.

Assim, quem recebe auxílio doença e tem direito a décimo terceiro 2020 previdenciário receberá a primeira parcela entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda, por outro lado, será paga entre 24 de maio e 5 de junho, conforme dia de recebimento normal do benefício pelo cidadão.

Continue lendo:

Pensão por morte do INSS: benefício é ampliado para filhos e irmãos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here