Quando o INSS volta a funcionar? Confira aqui

0
1337
Quando o INSS volta a funcionar
Quando o INSS volta a funcionar? Confira aqui (Imagem: Rádio Caçula)

A pandemia de Covid-19 exigiu que diversas medidas fossem tomadas em diversos setores da sociedade, sejam eles públicos ou privados. Dentre elas está o fechamento das agências previdenciárias para atendimento público. Porém, quando o INSS volta a funcionar?

A determinação da data de retorno dos atendimentos nas agências do INSS é essencial principalmente pelo início das novas fases do Pente Fino promovido pela Previdência Social.

Continue lendo para conferir as datas previstas para retorno do funcionamento do atendimento presencial do INSS.

Também veja: Aumento margem INSS: Consignado será alterado?

quando o inss volta a funcionar
Milhões de beneficiários aguardam o retorno do atendimento presencial nas agências do INSS. (Imagem: O Globo)

Quando o INSS volta a funcionar?

A princípio a suspensão dos atendimentos presenciais deve ser mantida até o final da próxima semana. Dessa maneira, a previsão de retorno corresponde ao dia 14 de setembro.

Por outro lado, existem duas questões que devem ser observadas nesse momento. Em primeiro lugar, há possibilidade de novo adiamento do retorno do atendimento presencial. Isso, pois, deve-se à continuidade do alto número de contaminações e mortes por Covid-19 em território brasileiro.

Em segundo lugar, também é preciso se levar em conta que a reabertura não deve ocorrer de modo integral de uma única vez, mas gradativamente.

Portanto, embora nesse momento a previsão de quando o INSS volta a funcionar corresponda à metade de setembro, é possível que nos próximos dias haja a publicação de uma nova portaria previdenciária, seja para adiar novamente a reabertura ou para regulamentar o retorno gradual.

Pente fino INSS pode ser afetado por eventual prorrogação do fechamento das agências

Na última semana, ainda, deu-se início a uma nova fase da revisão de benefícios previdenciários que é conhecida como “Pente fino do INSS”.

A possibilidade de adiamento da data de quando o INSS volta a funcionar pode prejudicar esse programa ou mesmo adiar a sua ocorrência.

Isso, pois, a revisão depende da apresentação, pelo beneficiário, de documentos perante a Previdência Social. Embora isso seja permitido pelo aplicativo Meu INSS, muitos cidadãos não têm acesso à internet, por exemplo.

Dessa maneira, caso a reabertura das agências do INSS não seja possível nesse momento é possível que o prazo de apresentação dos documentos pelos convocados no Pente Fino seja prorrogado. Atualmente, ele é de 60 dias.

Por fim, cabe ressaltar que enquanto o INSS não volta a funcionar presencialmente seus serviços podem ser acessados pelo portal online para celular e desktop e pela Central Telefônica 135.

Confira agora: Aumento aposentados 2021: veja qual será o reajuste

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here