INSS: qual o valor da pensão por morte para filhos? Confira

0
148
INSS: qual o valor da pensão por morte para filhos? Confira
INSS: qual o valor da pensão por morte para filhos? Confira

INSS – Qual o valor da pensão por morte para filhos? Essa é uma dúvida que aflige milhares de brasileiros que aguardam resposta ao pedido do benefício realizado ao INSS. Confira abaixo, portanto, como esse valor é calculado, assim como quem tem direito ao benefício.

Leia também:

Pensão por morte: revisão da vida toda do INSS pode aumentar benefício

INSS: qual o valor da pensão por morte para filhos?
INSS: qual o valor da pensão por morte para filhos?

Pensão por morte do INSS

A pensão por morte é um dos tantos benefícios previdenciários pagos pelo INSS.

Para entender qual o valor da pensão por morte para filhos, portanto, é necessário entender quando eles possuem direito a ela.

Nesse caso, a parcela é paga em razão da morte de trabalhador ou segurado da previdência. A pensão por morte é paga, assim, aos dependentes do falecido.

São considerados dependentes:

  • Filhos com até 21 anos ou, sem limitação de idade, em caso de invalidez ou deficiência salvo casos de invalidez ou deficiência;
  • Cônjuge ou companheiro em situação de união estável.
  • Também, cônjuge divorciado ou separado judicialmente que recebia pensão alimentícia do falecido;
  • Pais do segurado, desde que dependentes dele economicamente e que não haja cônjuge, companheiro ou filhos.

Confira ainda:

Aumento da aposentadoria pelo INSS? Valor pode ser alterado pela revisão de teto; veja

Afinal, qual o valor da pensão por morte para filhos?

O valor dela é o mesmo pago aos demais possíveis beneficiários. O montante varia com base no fato se o falecido era ou não aposentado.

  • Falecido já era aposentado: pensão corresponderá a 50% do valor da aposentadoria mais 10% referente a cada dependente. Ela pode chegar até 100% do valor do benefício recebido pelo falecido.
    Em caso de existir apenas um dependente, por exemplo, o benefício será de 60% do valor da aposentadoria. Por outro lado, em caso de 5 ou mais dependentes, o benefício corresponderá a 100% da aposentadoria recebida pelo falecido.
  • Para quem não era aposentado: é realizado pelo INSS o cálculo de qual seria o valor da aposentadoria do segurado falecido por incapacidade.

Ressalte-se, ainda, que o valor da pensão por morte para filhos e demais dependentes jamais poderá ser inferior a um salário mínimo. Atualmente, portanto, o valor mínimo do benefício é de R$ 1.045,00.

Benefícios do INSS: milhões de brasileiros aguardam resposta ao pedido

Aguardam resposta aos pedidos de benefícios do INSS cerca de 2 milhões de brasileiros. Dentre eles, muitos requisitaram a pensão por morte.

Em caso de pedidos de pensão referentes à falecidos aposentados, é possível descobrir o valor desde já, com o cálculo acima apontado.

Por outro lado, para saber qual o valor da pensão por morte para filhos em caso de falecido não aposentado, é necessário aguardar a resposta do órgão previdenciário.

Continue lendo:

INSS: mudanças no portal facilitam para segurados acompanharem processos; confira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here