Meu INSS benefícios: saiba como ser atendido pela Internet

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Meu INSS benefícios: saiba como ser atendido pela Internet
Meu INSS benefícios: saiba como ser atendido pela Internet

Meu INSS benefícios – Com a pandemia de coronavírus, brasileiros de todas as regiões vivem período de isolamento social e, com isso, agências bancárias físicas estão de portas fechadas para evitar aglomerações. Sendo assim, ferramentas online são de grande auxílio enquanto se está em casa.

Ferramenta criada para facilitar a vida de segurados, a central de serviços Meu INSS é acessível por meio de computador ou através de aplicativo para celular.

Meu INSS benefícios: saiba como ser atendido pela Internet
Meu INSS benefícios: saiba como ser atendido pela Internet

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Através da plataforma é possível acompanhar informações da vida laboral (histórico de trabalho), como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Além disso, permite solicitar benefícios, serviços e realizar as mais variadas consultas.

Meu INSS benefícios: quais serviços são prestados pela Internet

A ferramenta online disponibiliza atendimentos em 90 dos 96 serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ademais, conheça abaixo os principais:

  • Acesso à certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Aposentadorias Urbanas
  • Bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo
  • Salário Maternidade
  • Extrato Previdenciário (CNIS)
  • Extrato de Pagamento de Benefício
  • Calculadoras (de simulação da aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição)
  • Fazer ou acompanhar Agendamentos/Requerimentos
  • Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade
  • Carta de Concessão de Benefício
  • Extrato de Empréstimo Consignado

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Meu INSS benefícios: como ser atendido através da plataforma

Para conseguir um atendimento através da plataforma Meu INSS, o cidadão precisará acessar o site meu.inss.gov.br ou por aplicativo disponível para Android e IOS.

O acesso ao serviço online do INSS é feito através do Login Único do Governo Federal. Posteriormente, caso possua uma senha, basta inseri-la e clicar em entrar.

Caso não possua uma senha do Login Único, é necessário, portanto, fazer o cadastro. CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe são os necessários para gerar um código de acesso provisório.

Entretanto, o cadastro também pode ser feito pelo site destas instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Documentos necessários para solicitar benefícios ou serviços

Já os documentos para requerimentos de serviço ou benefícios dependem do tipo de cada um. No geral, o segurado inclui sempre dados pessoais e da carteira de trabalho.

Contudo, cada benefício poderá necessitar de um documento específico. Ou seja, certidão de nascimento da criança, no caso de um pedido de salário maternidade, ou certidão de óbito, para a solicitação de pensão por morte.

Cidadãos com dificuldades para fazer login na plataforma

O Instituto Nacional do Seguro Social também disponibiliza um número de telefone para os cidadãos que estiverem com dúvidas ou com dificuldades para efetuar o acesso. Basta ligar para a Central 135.

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Assim como brasileiros que vivem no país, os segurados que atualmente estão morando em território estrangeiro também possuem acesso ao Meu INSS e podem solicitar benefícios ou serviços.

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