Auxílio-doença não foi depositado? Entenda mais sobre isso

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Meu auxílio doença não foi depositado: entenda e saiba o que fazer
Meu auxílio doença não foi depositado: entenda e saiba o que fazer

Auxílio-doença não foi depositado – O pagamento de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença, acontece de acordo com o calendário anual que ordena e estabelece as datas. No entanto, alguns beneficiários podem ter o seu benefício indisponível para saque em razão de fatores específicos.

Meu auxílio-doença não foi depositado: entenda e saiba o que fazer
Meu auxílio-doença não foi depositado: entenda e saiba o que fazer

Portanto, se o seu auxílio não foi depositado na data correta, saiba como proceder.

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Por que meu auxílio-doença não foi depositado?

Em algumas situações, o auxílio-doença pode não ser depositado para o beneficiário na data estipulada pelo calendário; sendo pago, assim, com atraso ou até mesmo suspenso.

No entanto, é imprescindível que o beneficiário consulte o calendário e tenha certeza das datas de pagamento antes de se dirigir à agência para efetuar o saque.

A data de depósito dos subsídios depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço; confira as datas de 2020:

Meu auxílio-doença não foi depositado: entenda e saiba o que fazer
Meu-auxílio doença não foi depositado: entenda e saiba o que fazer

Contudo, se na data informada o auxílio não estiver disponível é muito provável que houve falha no sistema financeiro ou que o pagamento não foi repassado, por atraso no processamento do INSS.

Além disso, em outras situações pode haver o bloqueio ou a suspensão do auxílio doença, caso exista alguma irregularidade no benefício.

Porém, é possível verificar se o valor do auxílio-doença foi depositado e em caso de não haver pagamento, pode-se solicitar o recurso.

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O que fazer quando há atraso no pagamento

Ao identificar que o pagamento do auxílio-doença não foi depositado, o beneficiário pode solicitar o pagamento e a verificação do caso.

Para isso, não precisa sair de casa, basta acessar o Meu INSS e clicar na opção “Agendamento/Solicitações” e em seguida, selecionar o campo “Novo Requerimento”.

No entanto, deve-se digitar a frase “não recebido” e depois selecionar “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

Também é possível verificar no aplicativo ou no portal se o valor foi depositado, basta selecionar a opção “Extrato de Pagamento” e escolher o período que deseja consultar. Caso o saldo esteja zerado, significa a ausência do depósito.

Contudo, é preciso ter cadastro e senha para acessar os canais digitais do Meu INSS.

Além disso, também é possível ligar gratuitamente para a Central de Atendimento do INSS, cujo número é 135 e tirar eventuais dúvidas, bem como regularizar alguma pendência.

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