Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

INSS e o cartão novo de vida: golpe tem roubado dados dos beneficiários; entenda

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

16 de Fevereiro – Assim como a grande maioria dos programas do governo, os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também são alvos constantes de golpes aplicados contra seus beneficiários.

Embora o alvo principal sejam os idosos, os golpistas também atacam os demais beneficiários. Entenda abaixo como são feitos esses golpes e como evitar se tornar uma vítima deles.

INSS e o cartão novo de vida: novo golpe rouba dados dos beneficiários; entenda
INSS e o cartão novo de vida: novo golpe rouba dados dos beneficiários; entenda

Leia também:

INSS: Após reforma da previdência nenhuma aposentadoria foi concedida; entenda

Golpes contra os beneficiários do INSS: cartão novo de vida

Entra ano e sai ano e os golpes aos aposentados e pensionistas do INSS continuam e se multiplicam. O golpe que tem sido aplicado no momento é feito por telefone e se destina ao recolhimento de dados pessoais dos beneficiários.

Esses dados, por sua vez, são utilizados para o desvio da verba previdenciária ou, ainda, para a emissão de cartões e obtenção de empréstimos.

Consiste na ligação de uma pessoa que se identifica como servidora do INSS e oferece o “Cartão novo de vida”, que seria utilizado para a prova de vida do cidadão, essencial à manutenção do benefício.

Geralmente o criminoso informa alguns dados do segurado, passando-se por funcionário do órgão previdenciário. Daí requer a informação de outros dados, em geral concernentes ao RG e CPF do cidadão.

Isso é feito sob a promessa de que o segurado receberá o referido cartão. Contudo, os dados são recolhidos e usados para fins ilegais.

Como evitar golpes

Dado o perigo dos golpes aplicados à previdência, como evitá-los?

Primeiramente é necessário esclarecer que o INSS nunca solicita informações pessoais dos segurados por meio de ligação telefônica. Além disso, essa solicitação também não ocorre por e-mail ou mensagens SMS.

Dessa forma, é importante ao segurado jamais informar seus dados por esses canais. Em caso de dúvida, contudo, o cidadão pode entrar em contato com o órgão previdenciário por meio do telefone 135.

Além disso, é possível que o cidadão contatado por golpistas registre Boletim de Ocorrência em uma delegacia de polícia e, ainda, informe o ocorrido à Ouvidoria do órgão previdenciário.

Leia ainda:

INSS: o que fazer quando o benefício é negado

Prova de Vida do INSS

A prova de vida do INSS é utilizada para a manutenção dos benefícios e é requerida anualmente pelo órgão.

O segurado é intimado, antecipadamente, para realizar essa prova, que atualmente pode ser feita de maneira pessoal, na agência bancária na qual o cidadão recebe o benefício ou ainda por meio do aplicativo Meu INSS.

A importância da prova de vida se dá na medida em que evita fraudes ao sistema com a confirmação de que o beneficiário está vivo. Assim, é possível evitar que outras pessoas permaneçam recebendo o benefício do segurado falecido.

Confira também:

INSS e reajuste da aposentadoria: piso dos benefícios sofre alterações; veja

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!