Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

INSS: pagamento dos benefícios já começa nesse segunda (27); confira calendário

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

24 de janeiro – Na próxima semana começam os pagamentos de benefícios para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referente ao ano de 2020. Segundo o calendário de pagamento do INSS, que foi liberado pelo instituto, os recebimentos se darão a partir do final deste mês de janeiro. Confira:

INSS: pagamento dos benefícios já começa nesse segunda (27); confira calendário
INSS: pagamento dos benefícios já começa nesse segunda (27); confira calendário

Calendário de pagamento dos benefícios do INSS

Primeiro serão realizados os pagamentos para aqueles que recebem até o piso mínimo salarial. Os beneficiários começaram a receber a partir da próxima segunda-feira (27) de janeiro, com prazo final no dia 07 de fevereiro.

Contudo, é preciso ficar atento aos prazos de pagamentos, pois serão realizados gradualmente para obedecer ao último número do cartão de recebimento.

Além disso, os depósitos obedecerão a duas ordens distintas onde uma é para os que recebem até um salário mínimo pelo INSS e outra para quem recebe mais que um salário mínimo.

INSS: confira as datas do calendário de pagamento

INSS: confira as datas do calendário de pagamento

INSS estuda acabar com atraso nas análises em até seis meses

Hoje, existe mais de 1,2 milhão de solicitações na fila do INSS. De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, e o ministro da Economia, já foram discutidas estratégias para acabar com os atrasos nas análises em até seis meses.

“Estamos conversando com o ministro e validando as propostas e possibilidades internamente. Estamos trabalhando desde a semana passada, porque envolve orçamento, estrutura organizacional. Precisamos ter essa responsabilidade de buscar respaldo técnico e jurídico. Na quarta-feira a gente conversa”, afirmou Marinho.

Veja ainda: DAS-MEI tem alteração no valor de pagamento em 2020; veja o cálculo

Para agilizar atendimento, INSS poderá contratar terceirizados

Desde de novembro as mudanças na implementação da reforma da Previdência foram aprovadas. Agora o governo pretende que o novo sistema do INSS entre em funcionamento.

Contudo, essas mudanças envolvem o remanejamento de servidores do órgão e a contratação de terceirizados para atuar no atendimento ao público nas agências é uma opção.

Renato Vieira, presidente do INSS, reforçou que o objetivo é acabar com o atraso nas análises dos pedidos em até seis meses, mas para que esse resultado seja alcançado será necessário um investimento na ordem de R$ 9,7 bilhões este ano.

O prazo legal determinado para atender às solicitações que chegam ao INSS é de 45 dias, entretanto, não está sendo cumprido.

O tempo de espera em solicitações de aposentadoria está sendo de 5 meses

O tempo médio para atender um pedido de aposentadoria por tempo de contribuição é de 136 dias. Para a aposentadoria por idade, a média é de 141 dias.

A fase de documentação é a que mais demora durante todo o processo.

Pessoas que aguardam uma resposta do órgão por mais de 45 dias, por lei, podem registrar uma reclamação na ouvidoria do INSS, pelo número: 135.

Porém, outra opção viável é entrar com um processo administrativo contra o órgão ou ir em busca da concessão do benefício na justiça.

Um dos problemas no atraso do sistema é a demanda de 900 mil requerimentos mensais.

Leia ainda: PayPal deve lançar em breve linha de empréstimo para clientes brasileiros

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!