Aumento margem INSS: Consignado será alterado?

0
388
Aumento margem INSS
Aumento margem INSS: Consignado será alterado? (Imagem: Saberalei)

A pandemia de Covid-19 gerou várias consequências à economia brasileira. Dessa maneira, houve a necessidade de criação de parcelas, como o auxílio emergencial e a liberação do FGTS, assim como se especula agora o aumento da margem do INSS.

Esse aumento seria aplicado sobre o limite do empréstimo consignado que pode ser contratado por aposentados e pensionistas previdenciários.

A expectativa de que ele venha a ocorrer aumentou ainda mais com uma sugestão publicada no Diário Oficial da União pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

Continue lendo para entender em que sentido essa sugestão foi apresentada e como ela pode auxiliar beneficiários do INSS.

Também leia: 14º salário dos aposentados 2020 foi aprovado? Entenda

aumento margem INSS
O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS poderá ser aumentado. (Imagem: Freepik)

Aumento da margem do INSS para empréstimos consignados de aposentados e pensionistas é indicada pelo CNPS

O CNPS se reuniu na última semana para discutir medidas destinadas aos beneficiários previdenciários.

Portanto decidiu-se por indicar ao Ministério da Economia e à Presidência do INSS um parecer favorável ao aumento do limite do empréstimo consignado para os pensionistas e aposentados.

Atualmente, esse limite corresponde a 35% do benefício mensal do beneficiário. Ou seja, o empréstimo não pode ultrapassar valor que comprometa mais do que essa porcentagem, mensalmente, do valor pago pelo INSS ao cidadão como benefício previdenciário.

O aumento da margem INSS permitiria que o valor mensal para desconto em folha aumentasse em 5%, comprometendo até 40% do benefício mensal.

Entretanto, cabe ressaltar, que tudo isso apenas corresponde a uma sugestão. Ou seja, para que ela passe a valer oficialmente deve ser acatada pelo Governo Federal e ele sim, desejando, encaminha ao Congresso uma proposta de produção de norma.

Além disso, a própria sugestão aponta que o aumento deve ser limitado até o final do ano ou o controle da epidemia, e saída do país do estado de calamidade atualmente declarado pelo Congresso Federal.

Empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado corresponde a uma categoria de crédito concedida pelos bancos. Ele se ilustra pelo desconto automático e mensal das parcelas diretamente do benefício do devedor.

Caso o aumento da margem INSS seja aprovado esse será mais uma das medidas previdenciárias referentes à pandemia. A outra, já implementada, foi o adiantamento do 13º do INSS.

Lembrando que existe também, à possibilidade de criação do 14º salário para aposentados e pensionistas.

Continue lendo: Declaração de dependentes: confira como obter documento da pensão por morte do INSS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here