Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Aposentadoria do INSS: descubra como simular o valor a receber

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

15 de janeiro – A Previdência Social disponibiliza algumas ferramentas para facilitar a vida do trabalhador na hora de dar entrada na solicitação do benefício. Com efeito, é possível através do site da instituição fazer uma simulação do tempo de trabalho que falta, para cumprir o mínimo necessário para obtenção de aposentadoria do INSS.

Por meio desses recursos o segurado também pode descobrir o valor do benefício a receber mensalmente em caso de deferimento. É muito importante a correção, em sistema, das informações lançadas pelo usuário, pois trata-se de uma simulação, mas que certamente pode ajudar o segurado na hora de pleitear o benefício. Confira mais a respeito.

Leia ainda:

Fila de espera do INSS: força-tarefa tenta reduzir atrasos de concessão dos benefícios

Como funciona a simulação de valor e tempo restante para obtenção da aposentadoria do INSS?

aposentadoria-do-inss-como-fazer-simulação
Aposentadoria do INSS: descubra como simular o valor a receber

A simulação é a possibilidade que a Previdência proporciona ao cidadão de descobrir quanto tempo falta para estar apto a solicitação da aposentadoria do INSS e qual será o valor do seu benefício, caso já possua direito a ele.

Leia ainda:

Alguns segurados do INSS podem ter isenção de imposto de renda; saiba detalhes

Aliás, também chamada de ‘Calculadora do INSS’, a ferramenta efetua uma busca automática de todas as informações e dados do segurado que estejam registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição.

Em outras palavras, ela calcula o tempo restante para o segurado solicitar a aposentadoria.

A fim de permitir que o sistema realize essa busca automática o segurado precisa estar logado no Meu INSS. Caso algum vínculo trabalhista, eventualmente, não esteja aparecendo nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente os dados para realizar a simulação.

Como obter a senha para fazer o login no Meu INSS e utilizar a calculadora?

A obtenção da senha de acesso pode ser realizada pelo segurado de três diferentes maneiras:

  • Pelo login do Meu INSS, no computador ou celular, após informar os dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.

É importante anotar a senha inicial, pois ela será solicitada no momento de cadastrar a definitiva, que deverá conter pelo menos nove caracteres, distribuídos em letras maiúsculas, letras minúsculas e números;

  • Através do internet banking dos bancos credenciados. Veja o passo a passo;
  • Nas Agências da Previdência Social.

Informações necessárias para a simulação

Para simular a aposentadoria do INSS, é necessário calcular o tempo de contribuição antes da simulação.

O cálculo é necessário pois o sistema informará os valores com base no período cumprido. Mas se o segurado não tiver essa informação em mãos, basta obtê-la através do extrato previdenciário do Meu INSS.

Leia ainda:

Empréstimo e cartão de crédito: representantes de beneficiários do INS podem solicitar.

É válido lembrar que a simulação não tem nenhum efeito legal e tampouco serve como garantia de direito ao benefício, se os dados informados no momento do cálculo não forem comprovados na solicitação da aposentadoria do INSS.

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!