Pente fino: 261 mil benefícios do INSS foram cancelados este ano; saiba mais

0
34
inss-cancelamento-benefícios-2019
Pente fino: 261 mil benefícios do INSS foram cancelados este ano

6 de dezembro – O pente fino nos benefícios da Previdência Social com suspeitas de fraude e irregularidades, já cancelou cerca de 261 mil benefícios neste ano de 2019. A medida ocorreu após a edição da Medida Provisória 871.

Segundo estimativas do INSS, a economia calculada com todos esses cancelamentos é de R$ 336 milhões.

Saiba mais:

Prova de vida no INSS terá de ser agendada por aposentados com mais de 60 anos.

Os motivos do cancelamento dos benefício da Previdência Social

inss-cancelamento-pente-fino
261 mil benefícios do INSS foram cancelados esse ano, após pente fino

Entre as fraudes mais comuns encontradas pelo INSS no pente fino, esteve o recebimento indevido dos benefícios, por parte de servidores públicos.

Segundo o próprio órgão, em aproximadamente 92,5% dos casos com indício de irregularidade, constatou-se realmente o fato.

Saiba mais:

Homens podem receber salário-maternidade do INSS? Veja.

De maneira específica, entre as irregularidades cometidas, destaque para o recebimento indevido do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício trata-se de uma ajuda concedida a idosos e pessoas de baixa renda, que possuam deficiência.

Conforme informações, surpreendentemente, servidores utilizaram documentos e declarações falsas para ganharem o benefício.

Mas as modalidades campeãs de fraudes observadas nesse pente fino, tem a ver com o pagamento de benefícios a pessoas que já morreram ou então com uma renda familiar acima da exigida pela lei. Cerca de 59% dos benefícios cancelados se enquadravam nessas categorias.

Como aconteceu a identificação de fraudes no INSS?

A identificação dessas fraudes foi possível devido ao cruzamento de informações do órgão, com a base de dados de somente 6 estados e o Distrito Federal (DF).

O cruzamento de dados com outros estados da União também já começou. Portanto, outras surpresas poderão surgir pela frente.

A instituição ficou a par do caso de uma beneficiária do Rio de Janeiro que tinha uma renda mensal de R$ 15,8 mil, mas recebia o BPC desde 2012, usando declarações falsas que ocultavam sua renda.

Medidas para o combate à fraude

O INSS tem agido para implementar e reforçar uma série de medidas, para combater as fraudes e irregularidades no recebimento dos benefícios.

Saiba mais:

Saiba como entrar com o pedido de aposentadoria do INSS pela Internet.

Além de uma equipe especialista e experiente no assunto, conta-se também com um Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Fraudes e Irregularidades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here