PIS/Pasep: saiba como realizar saques da cota estando fora do país

0
90
Pis/Pasep: Saiba como realizar saques fora do país
Pis/Pasep: Saiba como realizar saques fora do país

14 de dezembro – As cotas do PIS/Pasep é um benefício garantido àqueles que trabalharam de carteira assinada entre os anos de 1971 até o dia 04/10/1988 e que ainda não realizaram o saque de todo o saldo da sua conta.

Contudo, todos os cotistas do PIS/Pasep já estão com saques liberados desde o dia 19 de agosto de 2019. Para receber a sua cota, basta se dirigir a um caixa eletrônico, lotéricas ou correspondentes caixa aqui munido de seu cartão do Cidadão e senha.

Entretanto, isso vale para saques no valor máximo de R$ 3.000,00, já que para valores maiores os saques precisam ser feitos diretamente nas agências da Caixa portando documento oficial de identificação com foto.

Pis/Pasep: Saiba como realizar saques fora do país
Pis/Pasep: Saiba como realizar saques fora do país

Realizando saques do PIS/Pasep no Exterior

Para aqueles que estão fora do país, ou seja, morando fora por uma temporada, esses têm como realizar o saque da sua cota do PIS/Pasep. Mas para isso, precisará fazer um documento legal de Procuração nomeando um representante.

Essa procuração pode ser particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público no cartório, que contenha outorga de poderes para solicitação/saque de valores das Cotas PIS.

Assim, munido dessa procuração, o seu representante legal poderá comparecer a uma agência da Caixa e realizar o saque.

Já no caso do Pasep, toda a transação é feita de maneira idêntica, mas através do Banco do Brasil.

Veja como verificar se há saldo no fundo PIS/Pasep disponível para você

Consultar o PIS:

  • Pelo site da Caixa – será necessário o CPF ou PIS/NIS (Número de Identificação Social) e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e também a senha para acessar o portal.
  • Pelo aplicativo Caixa Trabalhador – após baixar o APP, em seguida, clique em “Informações Cotas do PIS” , informe o seu CPF ou NIS e mais a data de nascimento, além da senha para internet.
  • No entanto, caso a pessoa prefira e seja cliente da Caixa, também é possível verificar se há saldo pelo autoatendimento ou no Internet Banking (na opção de Serviços ao Cidadão).

Consultar o Pasep

  • Pelo site do Banco do Brasil – será preciso informar número de inscrição no Pasep ou CPF e data de nascimento.
  • Pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades). Será necessário informar o número de inscrição no Pasep ou CPF e data de nascimento.
  • Todavia, é possível realizar a consulta nas agências do BB com algum documento de identidade e CPF.

Veja também: Utilidade: Posso excluir consultas ao meu CPF no SPC e Serasa? Confira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here