PIS inconsistente? Saiba o que isso significa e como resolver

0
40
PIS inconsistente? Saiba o que isso significa e como resolver o problema
PIS inconsistente? Saiba o que isso significa e como resolver o problema

Muitas pessoas estão tentando acessar o aplicativo do FGTS para consultar informações sobre o saque imediato, mas tem enfrentado dificuldades. Ao fazer o login no app, a ferramenta informa que o usuário possui PIS inconsistente. Mas o que isso significa? E como resolver o problema? Confira.

PIS inconsistente? Saiba o que isso significa e como resolver o problema
PIS inconsistente? Saiba o que isso significa e como resolver o problema

Veja também:

O que é “PIS inconsistente” e porque a mensagem aparece ao acessar o app do FGTS?

De acordo com a Caixa Econômica, a nova versão do aplicativo do FGTS possui autenticação por CPF em cumprimento ao Decreto nº 9.723 de 11/03/2019.

A mensagem de PIS inconsistente significa que há divergência entre os dados no Cadastro NIS (PIS/NIS/NIT/PA­­SEP) e na Receita Federal (CPF).

Essa divergência, portanto, impossibilita o acesso à base de dados do FGTS, pois através do CPF informado o app busca o NIS correspondente e localiza as contas vinculadas a ele.

No entanto, quando o número do CPF não consta no cadastro NIS, ou há divergências entre o nome, data de nascimento ou nome da mãe, quando comparado aos dados da Receita Federal, o aplicativo não consegue concluir a pesquisa.

Ou seja, é preciso que os dados cadastrais no NIS e Receita Federal sejam idênticos. Caso haja alguma diferença, o app exibirá a mensagem “PIS inconsistente”.

O que fazer em caso de inconsistência cadastral?

Os trabalhadores que tiverem o PIS inconsistente devem se dirigir a qualquer agência da CAIXA para atualizar o cadastro social portando documento de identificação oficial e Carteira de Trabalho.

Leia ainda:

Entenda o que é o PIS/Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) é a contribuição social realizada pelas empresas para garantir o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. Para trabalhadores do setor privado, o benefício é pago na Caixa Econômica Federal.

Já o Programa de Formação do Patrimônio Público (PASEP) tem a mesma função, mas serve para os servidores públicos. Ele é pago por meio do Banco do Brasil.

O número do PIS pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, no comprovante de inscrição ou no Cartão do Cidadão. O cadastro no PIS/Pasep é realizado por solicitação do empregador.

Como consultar informações do PIS/Pasep

PIS (trabalhador de empresa privada):

  • Pelo Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • ou ainda, pelo site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), em seguida clique em “Consultar pagamento”.
  • Também é possível pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Pasep (servidor público):

Através dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou ainda pelo 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Continue lendo:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here