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Como saber se o PIS/Pasep já está na conta? Confira!

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25 de fevereiro – Se você é beneficiário do PIS/Pasep e gostaria de saber se o dinheiro do abono salarial já está disponível na sua conta, saiba que é possível consultar sem sair de casa.

Isso porque o saldo pode ser verificado através da internet ou telefone. Confira abaixo as possibilidades.

Como saber se o PIS/Pasep já está na conta? Confira!
Como saber se o PIS/Pasep já está na conta? Confira!

Leia também: PIS/Pasep: veja como sacar o abono e rendimentos do fundo utilizando o Cartão Cidadão

Acesse os números do PIS/Pasep pelo Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma do Governo que centraliza diversos serviços e apresenta informações do trabalhador, como tempo de contribuição, por exemplo.

Através dessa plataforma você pode acompanhar o saldo disponível na conta e datas para pagamento. Para consultar, portanto, bastar acessar o site do “Meu INSS”, informar os dados solicitados e seguir o passo a passo; confira:

  1. Acesse no site Meu INSS e clicar em “Entrar”;
  2. Em seguida selecione “Cadastre-se”;
  3. Preencha os dados pessoais solicitados;
  4. Clique em seguir;
  5. Guarde a senha que o sistema criará para você;
  6. Informe o CPF e a senha;
  7. Acesse novamente e mude a senha;
  8. Então, entre no sistema com o login e a nova senha criada.

No canto superior da tela estarão listados, portanto, os dados do usuário (como nome, CPF e o NIT/PIS). Desse modo, com esses pequenos passos você consegue consultar o número do PIS/Pasep pelo CPF.

Além disso, vale lembrar que o número também está disponível na Carteira de Trabalho.

Veja ainda: Nascidos em março e abril podem receber até R$ 1.045 do PIS/Pasep; saiba mais

E agora, como ter acesso ao saldo do PIS/Pasep?

Saber o saldo constante respectivamente na Caixa e no Banco do Brasil, relacionado ao PIS/Pasep, também é simples e pode ser feito pela internet. Outrossim, mesmo quem não tem a senha cidadão pode buscar as informações online. Veja como:

Se você não tem a Senha Cidadão:

  1. Acesse o portal clicando aqui e, logo após, digite seu CPF ou NIS;
  2. Depois, clique no botão “Cadastrar Senha”;
  3. Leia o Contrato de Prestação de Serviços do Cidadão e clique no botão “Aceito”;
  4. Preencha os dados solicitados, conforme seu cadastro, e clique em “Confirmar”;
  5. Por fim, cadastre a senha desejada e clique em “Confirmar”.

Se você já tem a Senha Cidadão, veja como proceder:

  1. Primeiramente, acesse o portal da Caixa. Em seguida, digite seu CPF ou NIS;
  2. Clique no botão “Cadastrar Senha”;
  3. Leia o Contrato de Prestação de Serviços do Cidadão e clique no botão “Aceito”;
  4. Logo após, informe a Senha Cidadão e a Senha Internet que deseja cadastrar.

Outros canais de atendimento da Caixa e Banco do Brasil para consulta do PIS/Pasep

PIS (trabalhador de empresa privada):

  • Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Site da Caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clicando em “Consultar Pagamento”.
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Pasep (servidor público):

Através dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 729 0001 (demais cidades)
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Além disso, também é possível consultar o saldo nos terminais de autoatendimento ou nas agências.

Relembre o que é o PIS/Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) é a contribuição social realizada pelas empresas para garantir o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. Para trabalhadores do setor privado, o benefício é pago na Caixa Econômica Federal.

Já o Programa de Formação do Patrimônio Público (PASEP) tem a mesma função, mas serve para os servidores públicos. Ele é pago por meio do Banco do Brasil.

Atualmente há dois benefícios oferecidos pelo PIS/Pasep. São eles o abono salarial, também conhecido como 14º salário, e as cotas do fundo, que estão disponíveis para quem trabalhou com carteira assinada entre os anos 1971 a 1988.

Veja também: O valor do abono PIS/Pasep aumentou; saiba quanto você pode receber

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