Saque FGTS na pandemia: veja quais são as possibilidades

0
188
saque FGTS pandemia
Saque FGTS pandemia: Veja quais são as possibilidades (Imagem: Veja)

Muitos brasileiros buscam formas de como fazer o saque do FGTS na pandemia, visto que ela gerou graves consequências à economia brasileira, como aumento das taxas de desemprego ou diminuição da renda familiar total.

A movimentação do FGTS, contudo, tão somente ocorre conforme situações previstas em lei. Portanto, o saque da parcela não é livre.

Dessa maneira, confira agora mesmo quais são as possibilidades de realização da movimentação do FGTS durante a pandemia.

Também veja: Consulta FGTS pelo CPF: Aprenda como fazer

saque FGTS na pandemia
Veja quais são as possibilidades de movimentação do FGTS atualmente (Imagem: Veja)

Saque do FGTS na pandemia: confira possibilidades

Todas as modalidades de movimentação do Fundo de Garantia que são válidas atualmente suportam o saque online. Ou seja, é possível requerer o saque pela simples solicitação pela via virtual.

Com exceção do saque emergencial todos os demais podem ser solicitados pelo aplicativo FGTS. A modalidade especial, por sua vez, depende de movimentação do app Caixa Tem.

FGTS emergencial

Uma das possibilidades de saque do FGTS na pandemia corresponde à modalidade emergencial. Ela foi criada justamente em razão da situação econômica decorrente da Covid-19.

Têm direito a esta parcela todos os trabalhadores com saldo de FGTS e o limite de saque é de 1.045 reais. Para tanto, não é necessário requerer o benefício, sendo que a sua transferência é automática para uma conta em nome do trabalhador no aplicativo Caixa Tem.

Saque-aniversário do FGTS

Também corresponde a uma das formas de saque do FGTS na pandemia o saque-aniversário.

Ele deve ser requerido pelo trabalhador e libera anualmente uma parcela do saldo do fundo de garantia ao cidadão. Contudo, sua adesão impede o recebimento integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

O requerimento para esse tipo de saque deve ser feito pelo aplicativo FGTS. Além disso, é possível antecipar até 03 parcelas do valor, ou seja, as parcelas que seriam recebidas em três anos.

Outras formas de fazer o saque do FGTS na pandemia

Além das formas acima citadas, igualmente permanecem válidas as seguintes formas de saque do FGTS na pandemia:

  • Demissão sem justa causa (desde que não haja adesão ao saque-aniversário);
  • Aposentadoria;
  • Diagnóstico de doença grave ou terminal e, também, câncer ou HIV;
  • Quitação de imóvel residencial.

Continue lendo: Como sacar o lucro do FGTS? Entenda

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here