FGTS: Saque-aniversário pode facilitar empréstimo; confira

0
63
FGTS: Saque-aniversário pode facilitar empréstimos; confira
FGTS: Saque-aniversário pode facilitar empréstimos; confira

08 de fevereiro – O saque-aniversário do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) foi uma novidade criada no ano passado e corresponde a uma nova forma de movimentação das parcelas do fundo.

O pagamento do saque-aniversário terá início em abril deste ano. Contudo, além de liberar valores aos trabalhadores que aderirem a ele, o programa ainda poderá auxiliar o cidadão a ter acesso a empréstimos.

FGTS: Saque-aniversário pode facilitar empréstimos; confira
FGTS: Saque-aniversário pode facilitar empréstimos; confira

Leia também:

FGTS para dependentes do trabalhador é alvo de projeto de lei; veja

Pagamento do saque-aniversário de FGTS

Conforme ressaltado acima, o saque-aniversário corresponde a uma novidade criada em 2019. Sua criação se deu pela mesma Medida Provisória que criou o saque imediato do fundo de garantia.

Os pagamentos se iniciam em abril deste ano e, a partir do ano que vem, o pagamento deverá ser feito no mês correspondente ao mês de aniversário do trabalhador.

Por outro lado, neste ano eles não serão feitos dessa forma. Os pagamentos serão feitos em meses diversos ao mês de aniversário do beneficiário, apesar da divisão se dar, ainda, com base no mês em que nasceram. Confira:

FGTS: Saque-aniversário pode aumentar o valor de empréstimo; confira
FGTS: Saque-aniversário pode aumentar o valor de empréstimo; confira

Como empréstimos serão facilitados pelo saque-aniversário

Segundo a Secretaria da Política Econômico, os saques-aniversários de FGTS poderão levar ao aumento dos valores de empréstimo, ao mesmo tempo em que influencia a queda da média de juros médios.

Isso será possível na medida em que o cidadão poderá vincular a parcela anual, como garantia de pagamento de empréstimo às instituições bancárias.

Isso, por sua vez, reduz o risco das empresas que poderão, então, oferecer melhores condições ao consumidor.

O que significa, portanto, que os valores oferecidos poderão ser maiores aos atuais. Além disso, a taxa de juros que recai sobre cada parcela tenderá a cair.

Além disso, a liberação das quantias e a facilitação na obtenção e pagamento de empréstimo será primordial para a fomentação da economia.

Leia ainda:

Está sem o cartão cidadão? Veja como sacar o FGTS assim mesmo

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS não é obrigatório. Dessa forma, portanto, é necessário que o cidadão que pretenda receber a verba faça seu requerimento.

Contudo, deve-se ter atenção. Isso porque o saque-aniversário substitui o pagamento do fundo de garantia quando da dispensa sem justa causa.

Assim, o cidadão dispensado sem justa causa não terá direito à verba. Por outro lado, terá direito ao recebimento de uma parcela do FGTS mensalmente.

Outro ponto importante é que quem optar pelo saque-aniversário poderá desistir da verba e retornar aos saques tradicionais (doença terminal, HIV, câncer, aposentadoria ou dispensa sem justa causa).

Porém, essa reversão somente poderá ser feita após dois anos da solicitação.

Por fim, ressalta-se que os valores variam conforme o montante depositado na conta de fundo de garantia do trabalhador.

Continue lendo:

FGTS poderá ser movimentado após um ano de desemprego; entenda

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here