Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

FGTS: aposentado que ainda trabalha pode sacar mensalmente; entenda


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

23 de janeiro – A movimentação dos valores depositados na conta de FGTS pode ocorrer em algumas situações específicas. Casos de rescisão sem justa causa, financiamento de imóvel, doença entre outras, são algumas dessas possibilidades de saque por parte do trabalhador.

O que muitas pessoas não sabem é que os aposentados que permanecem na ativa, trabalhando, têm direito a sacar a parcela mensalmente.

Saque do fundo de garantia: aposentado que ainda trabalha pode fazê-lo mensalmente; veja como funciona
Saque do fundo de garantia: aposentado que ainda trabalha pode fazê-lo mensalmente; veja como funciona

O aumento na expectativa de vida do cidadão brasileiro teve como consequência a opção de muitas pessoas, por permanecer trabalhando mesmo após a aposentadoria.

Embora os aposentados que estão no mercado de trabalho permaneçam recolhendo a parcela, a eles são aplicadas regras diferenciadas que possibilitam o saque mensal do fundo de garantia.

Veja abaixo como funcionam estas regras especiais.

Leia também:

FGTS: tire suas dúvidas sobre o saque complementar de até R$ 498 do fundo

O recolhimento do fundo de garantia durante a aposentadoria

Os empregadores são igualmente obrigados a dar continuidade ao recolhimento do FGTS, mesmo após a aposentadoria do empregado. Isso, claro, caso o trabalhador opte por permanecer em seu emprego.

A porcentagem recolhida também permanece a mesma.

Em algumas situações é permitido que o aposentado realize mensalmente o saque do FGTS, sem ser necessário aguardar o final do vínculo contratual ou outra das situações que permitem o resgate do valor.

Saque do fundo de garantia: aposentado que ainda trabalha pode fazê-lo mensalmente; veja como funciona
Saque do fundo de garantia: aposentado que ainda trabalha pode fazê-lo mensalmente; veja como funciona

Regras para o saque pelos aposentados

O aposentado que permanece trabalhando pode realizar mensalmente o resgate do valor de FGTS recolhido pelo patrão, desde que permaneça trabalhando na mesma empresa pela qual se aposentou.

Além disso o saque deve ocorrer mensalmente na Caixa Econômica Federal. E o trabalhador, por sua vez, deverá estar em posse dos seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Documento com foto;
  • Carta de concessão da aposentadoria.

Aspectos importantes relacionados ao FGTS na aposentadoria

Ao se aposentar o indivíduo tem acesso a todo o valor que estava depositado em sua conta do fundo de garantia até então.

Além disso, vale reforçar que ele tem o direito ao saque mensal, caso permaneça vinculado à mesma empresa pela qual se aposentou.

Em caso de rescisão sem justa causa o empregado ele ainda terá o direito ao recebimento da multa de 40% sobre todo o FGTS depositado ao longo do contrato. Isto ocorre independentemente do saque na ocasião da aposentadoria e de forma periódica após ela.

Continue lendo:

Optou pelo saque aniversário do FGTS? Confira calendário de pagamento

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!