Consulta FGTS pelo CPF: Aprenda como fazer

0
671
Consulta FGTS pelo CPF
Consulta FGTS pelo CPF: Aprenda como fazer (Imagem: Boa Forma)

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço deve ser mensalmente depositado em favor do trabalhador. Esse pagamento, assim como o do lucro advindo do fundo, feito recentemente pela Caixa Econômica Federal (CEF), pode ser acompanhado pelo cidadão pela consulta ao FGTS pelo CPF.

Essa é uma maneira do trabalhador acompanhar de forma remota seus dados perante a CEF, gerenciadora do FGTS, mas igualmente os depósitos e movimentações.

Confira abaixo como acompanhar os depósitos e movimentações do Fundo de Garantia a partir do número do CPF.

Consulta FGTS pelo CPF
Veja quais são as possibilidades de consulta ao Fundo de Garantia. (Imagem: Época)

Continue lendo: Como sacar o lucro do FGTS? Entenda

Consulta ao FGTS com o CPF: Como fazer?

Primeiramente, é dada ao trabalhador a possibilidade de acompanhar o Fundo de Garantia a partir do aplicativo para smartphones.

Para tanto, deve o trabalhador realizar o download do aplicativo FGTS.

Então, será necessária a realização de um cadastro cedendo algumas informações. Dentre elas estão a data de nascimento e nome completo, por exemplo. Ainda, a consulta do FGTS irá requerer o número do CPF.

Finalmente, será necessário cadastrar uma senha. O login corresponderá ao número do CPF do usuário. Assim, basta que o trabalhador o utilize para acompanhar, sempre que for de seu interesse, as movimentações de sua conta de FGTS.

Extrato do FGTS por SMS

Outra forma de realizar a consulta do FGTS é pelo requerimento de recebimento do extrato do fundo de garantia, por mensagem de celular; ou seja, por SMS.

Dessa forma, a CEF envia mensagens com informações mensais, sobre os depósitos do fundo de garantia feitos pelo empregador. Além disso, os dados enviados por SMS também incluirão o  saldo atualizado do fundo.

Também, caso haja valores liberados para saque do trabalhador, ele será informado por mensagem.

Existem duas formas de aderir ao recebimento de SMS pela consulta FGTS pelo CPF. Por este link; e, também, no terminal de autoatendimento da Caixa, com o Cartão Cidadão e senha.

Site da CEF

Ainda, é possível consultar o saldo de fundo de garantia pelo site da CEF. Para isso, deve-se acessar caixa.gov.br/extrato-fgts.

Novamente a consulta ao FGTS será pelo CPF ou, ainda, pelo número do NIS. Além disso, deve-se cadastrar uma senha que será utilizada em todos os acessos à página.

Continue lendo: Saque FGTS nascidos em setembro: Como movimentar desde já o valor?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here