2 tipos de FGTS estarão disponíveis durante a pandemia; Saiba mais

0
140
2 tipos de FGTS estarão disponíveis durante a pandemia
2 tipos de FGTS estarão disponíveis durante a pandemia

Diversos trabalhadores aguardam a liberação do fundo de garantia durante a crise econômica que afeta o país em razão da pandemia. Nesse sentido, 2 tipos de FGTS excepcionais estão disponíveis durante a pandemia.

Confira, abaixo, quais são eles e quem terá o direito ao seu pagamento.

2 tipos de FGTS estarão disponíveis durante a pandemia
Conheça as duas modalidades de liberação do fundo de garantia durante a pandemia

Leia ainda:

2 tipos de FGTS estão disponíveis aos trabalhadores

O fundo de garantia por tempo de serviço é uma parcela paga aos empregados formais, mensalmente. Contudo, sua movimentação é limitada a algumas situações pré definidas em lei, como, por exemplo, dispensa sem justa causa ou aposentadoria do trabalhador.

Contudo, em razão da pandemia 2 tipos de FGTS estarão disponíveis. Confira quais são, abaixo.

Saque emergencial do fundo de garantia

O saque emergencial foi criado justamente em razão da pandemia pela qual o país passa; ele foi anunciado há poucos dias.

Seu pagamento será feito a partir do dia 15 de junho aos trabalhadores brasileiros com valores depositados nas suas contas relacionadas ao fundo. A princípio o pagamento será feito a quem possui contas ativas (contrato em vigência) e àqueles desempregados recentemente.

Após, caso o fundo de pagamento ainda possua saldo, serão liberados os saques das contas inativas, ou seja, referentes aos vínculos de emprego já rompidos.

Confira também:

Saque-aniversário

O pagamento do FGTS também ocorrerá, em breve, em razão do saque-aniversário, que começa a ser pago ao final deste mês.

Contudo, somente têm direito à essa movimentação os trabalhadores que já aderiram a essa forma especial de saque e que, por sua vez, fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro.

Isso porque o pagamento do fundo de garantia, nesse caso, possui calendário baseado no mês de nascimento do trabalhador. Por outro lado, para recebê-lo o cidadão necessita se manifestar expressamente, o que pode ser feito por meio do aplicativo.

Portanto, os 2 tipos de FGTS atualmente disponíveis se diferenciam quanto a quem tem direito. Enquanto o emergencial será disponibilizado a todos os trabalhadores com saldo, a segunda forma apenas estará disponível a quem aderiu a ela e conforme seu mês de aniversário.

Continue lendo:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here