Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.
..

..

Startups de empréstimos entre pessoas estão em franco crescimeto; entenda!


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

22 de novembro de 2019 – As startups estão dominando o mercado, principalmente quando se trata de finanças. Modelo de negócio inovador que se potencializa rapidamente, startups aliam tecnologia a prestação de serviços. Assim, conseguem se estabelecer em um ritmo bem maior que empresas tradicionais. Geralmente, esse tipo de negócio atua com equipe reduzida, em horários flexíveis e agora estão invadindo o mercado de empréstimos, e dinamizando o setor com operações como o peer-to-peer lending (P2P).

As startups são empresas de tecnologia digital que se encontram no estágio inicial de um modelo de negócio. Contudo, devido ao olhar diferenciado do mercado seu crescimento se dá através de operações internas. Muitas delas estão se tornando fintechs (empresas de tecnologia financeira).

As fintechs unem o financeiro com tecnologia. Por meio de produtos e serviços inovadores, reduzem os custos e simplificam seus processos. Assim, resultam em menores custos, oferecendo empréstimo e serviços financeiros a seus clientes por meio de plataformas 100% digitais.

Startups de empréstimos entre pessoas estão em franco crescimeto; entenda!
Startups de empréstimos entre pessoas estão em franco crescimeto; entenda!

Mercado de empréstimo P2P

As empresas não funcionam como um banco, porém, o formato P2P (conexão ponta a ponta) permite que a empresa forneça empréstimo de forma confiável e segura. Simplesmente, ela conecta quem precisa de empréstimo a quem quer emprestar e ganhar com os juros da operação.

Ao combinar potenciais mutuários com potenciais investidores, empresas P2P retiram comissões para atuar como mediadores no empréstimo do dinheiro de seus clientes cadastrados para outros usuários da modalidade. Então, nesse processo os bancos são dispensáveis.

Nesse formato de empréstimo as pessoas ou empresas podem investir e solicitar crédito. Além disso, a avaliação de perfil não funciona com base na análise tradicional (consulta ao SPC e Serasa), no entanto, um captador com score baixo, provavelmente não conseguirá convencer investidores a financiar seus projetos e causas pessoais.

Um outro critério é o da avaliação social onde captadores com classificações positivas ganham pontos, quando os investidores fazem boas referências.

Segmento em crescimento

O peer-to-peer lending surgiu no Reino Unido, em 2005, com o lançamento da plataforma digital Zopa e já os Estados Unidos é hoje o maior mercado de P2P lending.

No Brasil, ele vem ganhando espaço desde 2011, com o surgimento de empresas como Nexoos, Biva, Tutu Digital e Ulend. Em dois anos, a Nexoos, por exemplo, emprestou R$ 8,3 milhões para empresas de tecnologia.

Contudo, empresas de micro e pequeno porte, como MEIs, têm tido cada vez mais espaço nesse mercado.

Veja ainda: Como ganhar dinheiro: conheça 5 fintechs para investimentos lucrativos

Conheça alguns benefícios do financiamento por P2P

Atualmente, várias empresas estão trabalhando com P2P e oferecem inúmeros benefícios, o que acaba por facilitar para quem está necessitando de ajuda e quem detém o dinheiro para empréstimo.

  • Geralmente não se precisa de garantias para solicitar empréstimo, ou seja, você não precisa penhorar bens, basta quitar a dívida no valor combinado.
  • Você pode pedir empréstimo para qualquer finalidade, não precisa ser exclusivamente para projetos e negócios.
  • As taxas de juros são mais favoráveis, costumam ser mais baixas que os valores de mercado. Isso facilita os termos de pagamento.

Leia ainda: Como realizar investimento em Startups e ter a chance de ganhar muito dinheiro com algo inovador?

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!