Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Portabilidade permite pagar taxas menores de empréstimo; entenda

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

09 de janeiro – Atualmente muitas pessoas recorrem a algum tipo de financiamento ou empréstimo para conseguir adquirir algum bem pessoal, pagar uma dívida, viajar, etc. Entretanto, os juros pagos nos empréstimos ainda encarecem bastante as operações e apertam o bolso do brasileiro.

Contudo, com o mercado financeiro voltando a se aquecer e as taxas de juros estando no menor patamar da história do país, os bancos e financeiras vêm oferecendo mais opções e melhores condições, além de serviços diferenciados.

Assim, uma alternativa que pode diminuir ainda mais taxas de juros contratadas em alguma operação e, como resultado, possibilitar uma economia, é a portabilidade de crédito. Entenda mais.

Portabilidade permite pagar taxas menores de empréstimo; entenda
Portabilidade permite pagar taxas menores de empréstimo; entenda

Como funciona a portabilidade de crédito

Suponhamos que um cliente contratou um financiamento imobiliário com taxa de juros de 8% há cerca de três anos atrás, porém, depois de um tempo percebeu que as taxas cobradas por outro banco estavam mais baratas. Em casos como os tais, portanto , é possível realizar a transferência de dívidas entre bancos.

O recomendável é que a pessoa faça uma análise, junto ao seu banco, quanto ao montante que ainda está devendo no seu empréstimo.

Então, deve pesquisar as instituições financeiras que possuam opções mais adequadas ao seu orçamento, ou seja, à sua capacidade financeira.

Em seguida, após escolher o banco ou financeira, a instituição irá comparar as dívidas e realizar a portabilidade, caso o cliente aceite as condições propostas, claro.

Assim, ele passa a pagar o valor de sua dívida apenas ao novo banco, com uma taxa de juros mais em conta.

Leia ainda:

Empréstimo: fintechs revolucionam o acesso ao crédito

O serviço é uma forma de se beneficiar da livre concorrência do mercado financeiro

A situação econômica do Brasil vem se ajustado aos poucos. Assim, a taxa de de juros básica da economia (Selic) hoje está em 4,5% ao ano. No entanto, muitas opções de empréstimos ainda apresentam juros altos.

Portanto, para conseguir diminuir o valor das dívidas as pessoas começaram a optar pela portabilidade de crédito.

Como o surgimento de mais empresas do segmento de crédito, principalmente as fintechs (empresas de tecnologia financeira), os bancos tradicionais e financeiras precisaram se ajustar e ofertar melhores condições para conquistar clientes.

Dessa forma, a portabilidade de crédito é um serviço que os consumidores têm acesso para barganhar melhores condições.

Além disso, vale ressaltar que essa operação de crédito não pode ter valor e prazo de pagamento superior ao que foi estipulado no contrato original.

Veja ainda:

MEI: empréstimo e financiamento com condições diferenciadas para alavancar os negócios

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!