Home equity: conheça a modalidade de empréstimo que está crescendo no Brasil

0
32
empréstimo home equity do banco Inter

03 de dezembro de 2019 – Conhecido como “crédito com imóvel de garantia”, a Home Equity é uma modalidade de empréstimo que vem ganhando força no Brasil. Porém, apesar de já existir desde o início dos anos 2000 esse tipo de financiamento não é tão conhecido quanto em outros países.

Nos Estados Unidos essa forma de crédito utiliza algum tipo de imóvel quitado em seu nome como garantia do pagamento para que assim o crédito pessoal seja liberado. Ou seja, o devedor faz documento em cartório gravando seu imóvel em nome do credor até que o empréstimo seja liquidado.

Portanto, caso tenha sua proposta aprovada, o solicitante poderá utilizar o recurso como bem entender, podendo investir o dinheiro do empréstimo em um negócio, viagens e gastos cotidianos e contar com condições vantajosas.

fintech-pontte-empréstimo-imóvel
Home equity: modalidade de empréstimo que está crescendo no Brasil

Como funciona o empréstimo home equity?

A regulamentação desse tipo de empréstimo vai de acordo com o que foi estabelecido no contrato, que acontece no ato do gravame (hipoteca) do imóvel para o credor como garantia da operação.

No entanto, esse tipo de empréstimo só pode ser concedido para pessoas que tenham algum imóvel já quitado em seu nome para poder realizar a garantia.

Veja como funciona o processo:

  • A financiadora recebe um imóvel de uma pessoa física como garantia;
  • É liberada para essa pessoa a quantia solicitada, na conta corrente, sem precisar informar a finalidade do empréstimo;
  • O imóvel permanece com o gravame em cartório em nome do credor até que a última parcela do empréstimo seja paga. Logo após, o imóvel volta a ficar desempedido para o uso do proprietário, com a hipoteca ou gravame retirados.

Dessa maneira com garantias tão fortes de pagamento do valor do empréstimo, as suas taxas de juros se tornam mais baratas e as condições de pagamento bem mais atraentes.

Leia ainda: Banco Pan oferece cartão de crédito sem consulta ao SPC ou Serasa

Conheça alguns dos principais bancos do país que oferecem esse modalidade de empréstimo

Banco Inter

Empresta a partir de R$ 100 mil com taxa pré fixada de 1% ao mês. É possível conseguir um crédito de até 50% do valor do imóvel.

Além disso, o Banco Inter informa em seu site que o prazo de quitação pode chegar até 84 meses.

Para maiores informações, basta acessar o site do banco.

Caixa Econômica Federal

Através do Crédito Imóvel Próprio, o banco concede um empréstimo de R$ 20 mil a 50% do valor do imóvel, com até 240 meses para quitação. A taxa de juros varia de 1,10% a 1,49% ao mês.

Contudo, é possível fazer uma simulação no site da Caixa, e verificar as condições do banco.

Leia ainda: Financiamento: Banco Inter oferece crédito imobiliário com baixas taxas de juros

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here