Governo permitirá empréstimo consignado vinculado a saque aniversário do FGTS

0
98
Empréstimo pessoal: saiba a nota no Reclame Aqui e como funciona o crédito da MoneyMan
Empréstimo pessoal: saiba a nota no Reclame Aqui e como funciona o crédito da MoneyMan

14 de fevereiro – De acordo com o Governo Federal, uma nova modalidade de crédito receberá validação nas semanas que estão por vir. Em outras palavras, se permitirá que as instituições financeiras realizem empréstimo consignado com garantia dos saques do FGTS.

Leia ainda:Correspondente BMG proporciona empréstimo online a CPF restrito no SPC e Serasa; confira.

Como funcionará o empréstimo consignado com garantia do saque do FGTS?

empréstimo-consignado-saque-aniversário-fgts
Governo permitirá empréstimo consignado vinculado a saque aniversário do FGTS

Os beneficiários poderão obter um empréstimo consignado com uma porcentagem de juros mais baixa do que os demais produtos de crédito, ampliando ainda mais a busca pela contratação do crédito.

Leia ainda:Assalariado de empresa privada? Banco Inter concede empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa.

A expectativa é de que haja taxações parecidas com a linha de crédito consignado para os servidores públicos, que no mês de dezembro fixou-se em 21,4% anuais, segundo um balanço realizado pelo Banco Central (BC).

O intuito é permitir um endividamento mais financeiramente saudável, pois as taxas são menores do que aquelas praticadas no empréstimo pessoal. O projeto em questão ainda depende de aprovação do Conselho Curador do FGTS. Ademais possuirá votos de representantes da classe trabalhadora, da classe patronal e do governo.

Aliás, é esse mesmo conselho que ficará encarregado de decidir quais serão os juros cobrados nessa linha de crédito. Além de decidir qual o valor de parcela os bancos terão permissão para bloquear do saldo do saque aniversário do FGTS.

O saque-aniversário e a nova linha de crédito

O saque-aniversário foi uma modalidade de saque do FGTS criado em 2019 e possibilita que os trabalhadores efetuem retiradas anuais do seus respectivos FGTS. Esses saques acontecem de acordo com a data de nascimento do beneficiário.

A taxa de juros envolvendo esse saque deve ser reduzida, pois, nesse caso, proporciona uma segurança maior para os bancos, pois existe a garantia de que o dinheiro do FGTS cairá na conta e a probabilidade de não pagamento da dívida é muito pequena.

Ampliando a carteira de crédito

Essa medida do empréstimo consignado envolvendo os saques do FGTS tem o potencial de injetar recursos que podem estimular a economia.

Leia ainda:Empréstimo online de até R$ 50 mil sem garantia ou comprovação de renda; saiba mais.

No entanto, recomenda-se cautela e usar essa nova modalidade de crédito em caso de necessidade, evitando assim endividamentos desnecessários.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here