Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Entenda a proposta para permitir que um imóvel garanta mais de um empréstimo

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

19 de fevereiro – O crédito com garantia de imóvel agora poderá ganhar um recurso novo, ampliando a oferta gerada no país. O Banco Central está montando uma proposta de alteração nas leis para permitir que um mesmo imóvel possa ser usado como garantia em mais de um empréstimo, por instituições e prazos diferentes.

Leia ainda:Empréstimo Pessoal Da Caixa Econômica: Veja Como Solicitar.

Como é a proposta do Banco Central para viabilizar uso de um mesmo imóvel como garantia de mais de um empréstimo?

empréstimo-imóvel-garantia-mais-empréstimos
Entenda a proposta para permitir que um imóvel garanta mais de um empréstimo

Geralmente, em um empréstimo como garantia de imóvel, o cliente só pode usar um imóvel para um único empréstimo. Em outras palavras ele não pode, pelas regras atuais, usar o mesmo imóvel como garantia de pagamento de outros empréstimos.

Leia ainda:Empréstimo Pessoal: Garantia De Imóvel É Opção De Crédito Para Negativados; Entenda Mais.

Apesar dessa modalidade de empréstimo (com garantia de imóvel) ser muito comum no Brasil e em outros países, ela é de difícil acesso e há limites para a concessão. Sendo assim, a ideia do Banco Central (BC) é ampliar o funcionamento desse tipo de crédito, flexibilizando-o.

As vantagens e os objetivos do BC

A instituição pretende criar uma espécie de garantia “guarda-chuva” com a utilização de um mesmo imóvel. Permitindo que ele seja garantidor de vários contratos de empréstimo.

A propósito, a taxa de juros desse crédito deve ser bem mais barata que a do próprio crédito consignado, uma modalidade das mais procuradas na praça.

O consignado tem a garantia muito simples, vez que é o salário ou o provento do trabalhador ou aposentado, respectivamente.

Segundo o diretor do Banco Central para O Estadão, o progresso desse tipo de empréstimo, é, portanto, parte integrante da agenda da instituição.

Dessa maneira o objetivo é dar um incentivo maior para o crédito imobiliário dentro do contexto atual de juros, que já estão particularmente baixos.

Mais sobre as expectativas

O intuito dessa estratégia é um esforço de trazer mais dinamismo para a economia, que começa a esboçar lentos e parcos sinais de recuperação. Pelos cálculos estimados, acredita-se que isso aumentará a quantidade de créditos concedidos e diminuirá as taxas de juros.

Ainda segundo o diretor do BC, com esse empréstimo com uma garantia “guarda-chuva”, a competitividade entre as instituições financeiras aumentará.

Leia ainda:Empréstimo Para Empresas: Conheça As Linhas De Crédito Do Banco Inter.

Portanto aumentando a competitividade pelo oferecimento de crédito no mercado, e as taxas e juros com tendência a diminuir, se favorece aos interesses dos consumidores.

 

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!