Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Como é calculado o 13º salário de quem não trabalhou os 30 dias do mês


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Dia 14 de dezembro – O décimo terceiro salário consiste em uma espécie de salário extra pago ao trabalhador no final do ano. Com efeito, se o mesmo trabalhou pelo menos 15 dias no mês, isso é computado como se fosse um mês cheio, para fins de cálculo. No entanto, como funciona o cálculo do 13º salário de quem não trabalhou os 30 dias do mês, ou melhor, trabalhou menos que 15 dias? Confira.

Saiba mais:Liberação do décimo terceiro do Bolsa Família pelo celular é golpe!

Como é a regra do 13º salário para quem não trabalhou os 30 dias do mês?

13º-salário-cálculo-menos-30-dias
Como é calculado o 13º salário de quem não trabalhou os 30 dias do mês

Antes de mais nada, deve ter em consideração que o 13º salário ao qual o trabalhador tem direito corresponde a um mês de salário líquido. Aliás, ele recebe o salário descontado o INSS e o Imposto de Renda. Se ele trabalhou o ano todo na empresa, recebe o valor integral. Caso contrário, recebe um valor proporcional.

Saiba mais:13º salário pode ser a solução de muitos para gastos de início de ano; saiba mais.

A priori, para fins de cálculo, o trabalhador precisa ter pelo menos 15 dias trabalhados no mês. Sendo assim, aí será contabilizado como se ele tivesse trabalhado o mês todo. No entanto, se o trabalhador trabalhou menos de 15 dias em um determinado mês, ele não será considerado no cálculo do benefício.

Saiba como funciona o cálculo do 13º salário para quem trabalhou pelo menos 15 dias do mês

A priori, se a passou trabalhou o ano todo na empresa e pelo menos 15 dias no mês, ela receberá, conforme foi citado, um salário inteiro. Na primeira parcela, ela recebe o valor integral. Posteriormente, na segunda parcela, desconta o INSS e o Imposto de Renda.

Se porventura a pessoa não trabalhou o ano todo na empresa e/ou houve mês em que trabalhou menos de 15 dias (mês esse que não é contabilizado), deve-se dividir o salário por 12. Em seguida, é necessário multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados até novembro, no caso da primeira parcela.

Por outro lado, no caso da segunda parcela, deve-se dividir o salário de novembro por 12 e multiplicar o resultado pelos meses trabalhados até dezembro.

O pagamento do décimo terceiro

Para todos os efeitos de pagamento do 13º salário, se o trabalhador não trabalhou os 30 dias do mês devido a afastamento de saúde, é válido lembrar que quem arca com o benefício é o INSS.

Saiba mais:Entenda por que o valor da 2º parcela do 13º salário é menor.

Ou melhor dizendo, os meses correspondentes ao afastamento são pagos pela Previdência e os meses restantes pela empresa.

Fontes:

https://outline.com/fy8WUt

https://valorinveste.globo.com/educacao-financeira/noticia/2019/11/21/como-calcular-o-valor-do-decimo-terceiro-salario.ghtml

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!