Saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família para receber o benefício

0
832
Saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família para receber o benefício
Saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família para receber o benefício

Atualmente mais de 14 milhões de famílias brasileiras são atendidas pelo Bolsa Família. O programa de distribuição de renda auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, facilitando, por meio de uma renda mensal, o acesso das mesmas aos serviços públicos de saúde e educação. No entanto, eventuais situações podem resultar no bloqueio do benefício, e consequentemente do cartão. Por este motivo, saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família.

Saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família para receber o benefício
Saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família para receber o benefício

Leia ainda:

Como desbloquear o cartão do Bolsa Família

Ao receberem o cartão do Bolsa Família, os beneficiários devem desbloquear o cartão para que tenham acesso ao valor das parcelas.

Para isso, basta seguir as seguintes etapas:

  • O Titular ou Responsável Familiar deve ligar para o número 0800 726 0207 e solicitar a senha e o desbloqueio do cartão;
  • Em seguida, deve comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal ou Lotérica e assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão;
  • Depois é necessário criar a senha (intransferível);
  • Na sequência, a ativação do cartão e desbloqueio são feitos no terminal eletrônico.

Contudo, se o beneficiário teve o benefício bloqueado o procedimento difere, pois o bloqueio significa que as condicionalidades não foram cumpridas.

Dessa forma, o atendido pelo Bolsa deve se dirigir a uma agência da Caixa para regularizar a sua situação.

Depois de regularizada, ele ainda poderá receber todas as parcelas relativas ao período em que o benefício esteve bloqueado.

No entanto, é necessário entender o que pode levar ao bloqueio.

Leia também:

Todos que recebem Bolsa Famíia vão receber o auxílio emergencial? Entenda agora

Por que o cartão é bloqueado

O cartão do Bolsa Família é o que dá acesso ao valor do programa, por isso, quando ele é bloqueado significa que há irregularidades no cadastro ou falta de cumprimento das condicionalidades do benefício.

Desse modo, se o bloqueio aconteceu por conta da falta de frequência escolar das crianças e adolescentes, é necessário o retorno delas à escola ou uma declaração que ateste o motivo das faltas.

No entanto, caso o bloqueio tenha acontecido por falta de atualização cadastral, o titular deve se dirigir ao órgão municipal responsável pelo Bolsa Família e atualizar os dados.

Caso a vacinação de crianças ou o pré-natal de gestantes estejam em falta, o bloqueio também ocorre; neste caso, é necessário comparecer a uma unidade de saúde e colocar tudo em dias.

Portanto, há meios para desbloquear o cartão do Bolsa Família e receber o benefício.

Também é possível ligar para o número 0800 707 2003 e tirar todas as dúvidas especialmente na quarentena pela crise do novo coronavírus.

Veja ainda:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here