Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Novo golpe no WhatsApp atinge beneficiários do Bolsa Família; saiba mais

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

03 de fevereiro – O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do Governo Federal, pois auxilia famílias carentes em todo o país. Além disso, juntamente com outras ações, o programa tem proporcionado mudanças significativas na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Novo golpe no WhatsApp atinge beneficiários do Bolsa Família; saiba mais
Novo golpe no WhatsApp atinge beneficiários do Bolsa Família; saiba mais

No entanto, constantemente o auxílio é alvo de fraudes, o que dificulta o bom desenvolvimento do programa. O golpe mais recente é o que anda circulando no WhatsApp.

Veja também:

Fiscalização do Imposto de Renda para evitar fraude no Bolsa Família: confira

Golpe do Bolsa Família já atinge 1 milhão de pessoas

Com a ascensão da comunicação mais direta e pessoal através das redes sociais, incluindo o WhatsApp, diariamente surgem novas fraudes.

Grandes marcas como a Nike e a Bauducco já tiveram seus nomes usados para que criminosos enganassem milhares de pessoas com links e notícas falsas (as famosas fake news) no WhatsApp.

O golpe mais recente procura enganar pessoas que recebem o Bolsa Família por meio do repasse de uma informação falsa. Essa informação, por sua vez, seria de que essas pessoas poderiam receber um vale com R$ 350,00 para a compra de material escolar.

Segundo o “DFNDR Lab”, que corresponde a um laboratório especializado em segurança digital da PSafe (empresa de aplicativos de segurança), a mensagem já foi acessada por mais de 1 milhão de pessoas desde janeiro, mais especificamente, desde o dia 15.

Ainda segundo o laboratório, esse número significa cerca de 70 mil novas pessoas afetadas por dia. Mas não é só isso, pois o golpe induz o usuário a repassar a mensagem para terceiros com o objetivo de estender a ação fraudulenta.

Leia ainda:

Afinal, o Bolsa Família vai oferecer ou não material escolar em 2020? Confira

Como acontece o golpe do Bolsa Família

A mensagem encaminhada tem o seguinte texto:

BOLSA ESCOLA 2020: Quem tem Bolsa Família o Governo Federal está dando um bônus de até R$350,00 para comprar material escolar 2020. Confira se você tem direito ao benefício”.

Ao final do texto, o usuário clica em um link que o direciona para outra página, onde, de fato, o golpe é aplicado.

Nesta página as pessoas são levadas a responder três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?”, “Você está com seu cadastro em dia?” e “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Logo depois a vítima tecla em confirma para receber o benefício que jamais chega. Sendo ainda o usuário ludibriado para compartilhar o link fraudulento com outras pessoas, sempre na expectativa de ter acesso ao falso benefício.

O que a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social disse a respeito do golpe

Em comunicado, a Secretaria Especial de Desenvolvimento social disse que a informação não era verdadeira, pois o benefício para compra do material escolar por pessoas inscritas no benefício está em tramitação, ainda nem sequer foi aprovado.

O Projeto de Lei relacionado ainda está na Câmara e aguarda aprovação. Na nota oficial, a Secretaria informa:

“Na página do Ministério da Cidadania há informações atualizadas sobre o Programa Bolsa Família e sobre outros programas sociais do Governo Federal”.

Leia ainda: Fraudes no Bolsa Família: entenda como são descobertas

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!