Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Bolsa Família: emprego e cursos são oferecidos através do Progredir

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

14 de fevereiro – As famílias beneficiárias do Bolsa Família podem ter acesso às vagas de emprego e cursos gratuitos por meio do Plano Progredir. As ofertas são destinadas às pessoas de baixa renda inscritas no programa, com o objetivo de gerar oportunidades para a superação da pobreza.

Bolsa Família: emprego e cursos são oferecidos através do Progredir
Bolsa Família: emprego e cursos são oferecidos através do Progredir

No entanto, poucas pessoas conhecem o Plano Progredir, responsável por atender e auxiliar profissionalmente a população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Veja também: Beneficiários do Bolsa Família já podem receber a parcela de fevereiro

Plano Progredir

Com o objetivo de gerar oportunidades para pessoas em situação de pobreza, o governo tem investido no chamado Plano Progredir, por meio de parcerias com indústrias e órgãos empregatícios.

A principal ideia do projeto é inserir as famílias carentes no mercado de trabalho, garantindo a inclusão produtiva das mesmas.

Como funciona o Plano Progredir para beneficiários do Bolsa Família

O Plano Progredir consiste em diversas ações governamentais que visam a promoção da autonomia, através da geração de emprego e renda.

No entanto, o público contemplado diz respeito aos inscritos no Cadastro Único e aos beneficiários de programas sociais. Dentre esses inscritos estão os beneficiários do Bolsa Família.

Portanto, o Plano atua em três frentes:

  • Qualificação profissional;
  • Apoio ao empreendedorismo;
  • Encaminhamento ao mercado de trabalho.

Além disso, o projeto é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, que organiza o trabalho em três eixos, são eles:

  • Intermediação de mão de obra;
  • Qualificação profissional: cursos profissionalizantes, educação financeira e inclusão digital;
  • Empreendedorismo.

Leia ainda: Modificações no Bolsa Família? Ministra Damares prevê mudanças para beneficiários

Como os beneficiários do programa governamental podem se inscrever no Progredir

As famílias atendidas pelo programa de renda e inscritas no Cadastro Único podem realizar a inscrição nos cursos através do portal do Plano Progredir, facilmente acessível pela internet, no portal do Ministério da Cidadania.

No portal, portanto, as pessoas interessadas que sejam beneficiárias do programa governamental podem cadastrar o currículo, bem como participar de seleção de vagas e até participar de entrevistas.

As vagas, por outro lado, são ofertadas por parceiros de diversas áreas, como saúde, construção civil e indústria de alimentos.

Os cursos profissionalizantes, por sua vez, são ofertados na modalidade EaD (Ensino à Distância); o que facilita ainda mais o acesso.

Leia também: Bolsa Família concede benefício vinculado à nutriz; saiba mais

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!